Folha de S. Paulo


Nuzman é derrotado em eleição para chefiar entidade pan-americana

Ricardo Borges/Folhapress
Rio de Janeiro, RJ, BRASIL. 21/08/ 2016; Entrevista com o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman em hotel na Barra da Tijuca. (Foto: Ricardo Borges/Folhapress) *** EXCLUSIVO FOLHA ***
Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB e candidato derrotado nas eleições para a Odepa

Presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil) e do Comitê Organizador dos Jogos do Rio, Carlos Arthur Nuzman, 75, foi derrotado nesta quarta-feira (26) em eleição para chefiar outra entidade de relevado internacional.

O carioca tentava se tornar mandatário da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), cuja principal atribuição é realizar os Jogos Pan-Americanos.

Nuzman entrou como favorito na disputa, mas empatou com 14 votos na primeira rodada do sufrágio com o chileno Neven Ilic (chefe do comitê olímpico de seu país) e perdeu no desempate. O pleito foi realizado em Punta del Este, no Uruguai.

"Perder ou ganhar faz parte do jogo. Esse é o espírito de todo atleta que eu preservo comigo. Já ganhei e já perdi, dentro e fora da quadra. Cumprimentei o novo presidente e reforcei a ele a importância de estarmos unidos para a revitalização dos Jogos Pan-americanos, que é fundamental para o esporte do nosso continente", afirmou Nuzman.

Na rodada final, Ilic contou com o apoio de Nuzman para derrotar o dominicano José Puello por 26 a 25 e ser eleito novo presidente da Odepa. Seu mandato tem duração de quatro anos.

Sem o cargo na Odepa, Nuzman vai se concentrar no comando do COB –seu mandato vai até 2020– e na conclusão dos trabalhos do Comitê Rio-2016.


Endereço da página: