Folha de S. Paulo


Perto da classificação na Libertadores, Palmeiras vive drama nas laterais

Cristiano Andujar/AGIF
Jean foi mal nos dois jogos contra a Ponte Preta
Jean foi mal nos dois jogos contra a Ponte Preta

Com duas vitórias e um empate até agora na fase de grupos da Libertadores, o Palmeiras tenta confirmar o bom desempenho no torneio nesta quarta-feira (26), quando enfrenta o Peñarol, às 21h45, em Montevideu, no Uruguai.

Mas um sinal amarelo se acendeu em relação a um setor da equipe alviverde após os jogos que levaram à eliminação do Paulista: as laterais. Os titulares têm tido atuações ruins, e os substitutos não tiveram sequências convincentes desde que foram contratados. O técnico Eduardo Baptista fechou o treino nesta terça-feira (25) e pode promover mudanças na posição.

Na derrota por 3 a 0 em Campinas os titulares Jean e Zé Roberto e tiveram participação em todos os gols sofridos. Na vitória por 1 a 0 no Allianz Parque o técnico Eduardo Baptista testou Egídio, que errou diversos passes e cruzamentos e irritou os torcedores, enquanto Jean teve atuação apenas discreta.

Ricardo Nogueira/Folhapress
Zé Roberto não tem jogado bem em 2017
Zé Roberto não tem jogado bem em 2017

O Palmeiras fez dez contratações de jogadores para a temporada, mas considerou que tinha boas opções nas laterais e não se reforçou. Além dos três já citados, há também o lateral direito Fabiano, que foi comprado pelo clube - em 2016 ele foi emprestado pelo Cruzeiro.

No caso de Zé Roberto, 42, a idade pode ter começado a afetar o desempenho. Nos últimos anos, ele chegou a ter a titularidade ameaçada por Egídio, mas sempre conseguiu se recuperar. Em 2017, ele ainda não teve atuações de destaque e teve performance desastrosa contra a Ponte Preta no estádio Moisés Lucarelli, tendo escorregado no último gol do adversário.

Marcus Leoni/Folhapress
Egídio não tem regularidade no Palmeiras
Egídio não tem regularidade no Palmeiras

No Palmeiras desde 2015, Egídio nunca conseguiu mostrar regularidade. Logo no início, chegou a dar três assistências em vitória por 4 a 0 sobre o São Paulo. No entanto, a oscilação entre jogos, com diversas falhas de marcação, sempre o impediram de virar titular.

Jean fez boa temporada em 2016, mas as partidas contra a Ponte Preta deixaram preocupação. Recém-recuperado de fissura no pé direito, o lateral falhou em dois gols da Ponte Preta em Campinas e pouco apoiou na parte ofensiva.

"A gente vai ter que ter mentalidade forte, tomar cuidado para não cair nas provocações. A provocação é o modo deles jogarem, e a gente tem que jogar bola", disse Jean em coletiva de imprensa na segunda (24).

No banco de reservas, Fabiano não tem muita técnica ou velocidade. Por outro lado, tem feito partidas regulares e, dentro de suas limitações, tem ajudado a equipe na criação de jogadas, ainda que com falhas na defesa.

Ciente do problema, Baptista reintegrou o lateral direito Lucas Taylor, 22, que estava emprestado ao Red Bull. Ele disputará o Brasileiro pelo Palmeiras.

Luis Moura/WPP/Folhapress
Fabiano não é ágil, mas tem feito partidas regulares
Fabiano não é ágil, mas tem feito partidas razoáveis

Endereço da página:

Links no texto: