Folha de S. Paulo


Autoridade Brasileira volta a ter autorização para controle de doping

A Agência Mundial Antidoping (Wada) anunciou nesta quarta-feira (12) que a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) volta a possuir autorização para o controle do antidoping nacional.

"As autoridades brasileiras adotaram com êxito as regras processuais de acordo com o Código para regular a atividade de seu recém-criado Tribunal Disciplinar", informa a Wada em nota oficial.

Em novembro do ano passado, o órgão internacional havia descredenciado a ABCD principalmente pela demora do Brasil em colocar em funcionamento seu Tribunal de JAD (Justiça Desportiva Antidopagem).

Além disso, a Wada apontou que o Brasil estava fora de conformidade com seu Código Mundial Antidoping; pessoas ligadas a empresas e a confederações esportivas foram nomeadas para cargos na ABCD, o que vai contra as regras tanto da entidade internacional quanto da brasileira, por exemplo.

O órgão autônomo é responsável por julgar todos os casos de doping do país.

Na prática, a suspensão fez com que os exames contra dopagem feitos no país perdessem a validade internacional. Caso o Brasil sediasse alguma competição esportiva envolvendo outras nações, teria que mandar os exames para serem avaliados no exterior.

Em uma situação extrema, caso o descredenciamento perdurasse, a participação de atletas brasileiros em competições internacionais podia ser contestada, a exemplo do que aconteceu com a Rússia.

Com a regularização do Brasil, apenas a Rússia não está em conformidade com a Wada.

"A Wada continua trabalhando com o último associado não compatível, a Agência Antidoping da Rússia, a Rusada, para resolver as questões pendentes", completou.

Christinne Muschi/Reuters
A woman walks into the head office for the World Anti-Doping Agency (WADA) in Montreal, November 9, 2015. An international anti-doping commission recommended on Monday that Russia's Athletics Federation be banned from international competition over widespread doping offences - a move that could see the powerhouse Russian team excluded from next year's Rio Olympics. Russian sports minister said there was no evidence for the accusations against the Federation. REUTERS/Christinne Muschi TPX IMAGES OF THE DAY ORG XMIT: CMU02
Agência Mundial Antidopin (Wada)

Endereço da página:

Links no texto: