Folha de S. Paulo


Explosão atinge ônibus do Dortmund antes de jogo da Liga dos Campeões

Três explosões próximas ao ônibus que levava jogadores e comissão técnica do Borussia Dortmund para o jogo contra o Monaco, pelas quartas de final da Liga dos Campeões, em Dortmund, deixaram o zagueiro espanhol Marc Bartra ferido e causaram o adiamento da partida que seria realizada na tarde desta terça-feira (11).

A polícia da cidade alemã confirmou que as explosões aconteceram pouco depois da saída do elenco de um hotel localizado a cerca de 10 quilômetros do estádio Signal Iduna Parque, onde aconteceria o jogo.

"O artefato explosivo foi colocado fora do ônibus. Várias janelas quebraram", afirmou um porta-voz da polícia.

Alguns estilhaços entraram na mão de Bartra, que também quebrou o rádio (osso do braço). Segundo o clube alemão, ele teve de ser hospitalizado e passou por uma cirurgia na noite desta terça.

O goleiro suíço Roman Bürki, que estava sentado perto de Bartra no momento da explosão, disse que os jogadores ficaram em estado de choque após o incidente.

"Assim que o ônibus entrou na estrada principal houve um enorme estrondo. Ficamos em estado de choque. Depois do estrondo, todos nós nos esquivamos e nos deitamos no chão. A polícia estava no local e tratou da situação rapidamente", disse ao jornal suíço "Blick".

"Trata-se de um ataque dirigido diretamente ao ônibus da equipe", afirmou Gregor Lange, chefe da polícia de Dortmund. Os órgãos oficiais, no entanto, evitaram classificar o ataque desta terça-feira como um ato terrorista.

JOGO ADIADO

Após o incidente, a Uefa anunciou que o jogo seria adiado para esta quarta-feira (12), às 13h45 (de Brasília).

"O estádio e as áreas ao redor dele são o ponto de maior atenção da polícia", afirmou a procuradora Sandra Lücke em entrevista coletiva, destacando que as autoridades farão "o que for humanamente possível" para garantir que o jogo aconteça com segurança. A primeira providência foi a adoção de medidas extras de proteção para os jogadores dos dois times.

O lateral brasileiro Fabinho, do Monaco, falou sobre o adiamento da partida no Twitter: "Estamos no vestiário e fomos avisados que o jogo foi adiado. Vamos esperar os torcedores saírem e vamos treinar aqui no estádio."

Fabinho e o zagueiro Jemerson, também do time francês, seriam observados por Cleber Xavier, auxiliar-técnico de Tite, e por Fernando Lázaro, analista de desempenho da seleção brasileira. Os dois estavam em um setor VIP do estádio quando souberam das explosões.

Os cerca de 80 mil torcedores no estádio foram avisados sobre o ocorrido e o adiamento da partida pelo sistema de som e pelos telões antes de ser evacuado o local.

Os torcedores do Monaco que foram a Dortmund para acompanhar a partida terão que ficar mais um dia na cidade alemã devido à transferência do jogo para a quarta.

Assim, o Borussia promoveu em seu Twitter a hashtag #bedforawayfans (cama para os torcedores visitantes, na tradução em português).

A iniciativa rapidamente ganhou adeptos e várias pessoas se solidarizaram recebendo torcedores franceses.

Ralph Orlowski/Reuters
O zagueiro Marc Bartra, que ficou ferido no ataque ao ônibus do Borussia Dortmund
O zagueiro Marc Bartra, que ficou ferido no ataque ao ônibus do Borussia Dortmund

EX-BARCELONA

Ferido após as três explosões que atingiram o ônibus com a delegação do Borussia Dortmund que se encaminhava para o confronto contra o Monaco, pelas quartas de final da Liga dos Campeões, o espanhol Marc Bartra, 26, foi revelado pelo Barcelona.

Ele ficou no clube espanhol de 2002 até junho do ano passado, quando foi transferido para o time alemão, que pagou multa rescisória de 8 milhões de euros. Na época, ele foi contratado para substituir o zagueiro Mats Hummels, negociado com o rival Bayern de Munique.

No Barcelona, Bartra estreou no time principal em 2010, quando tinha 19 anos, sob o comando de Pep Guardiola. Dois anos depois, o zagueiro começou a ganhar mais oportunidades no clube catalão.

Com a chegada de Thomas Vermaelen, hoje na Roma, perdeu espaço no time de Luis Enrique. Era a quinta opção para o sistema defensivo, que contava também com Piqué, Mascherano e Mathieu.


Endereço da página:

Links no texto: