Folha de S. Paulo


Lucas Lima e Vladimir evitam derrota do Santos e dão fôlego a Dorival

Martin Mejia/Associated Press
Ricardo Oliveira (esq.) briga pela bola com Jorge Cazulo
Ricardo Oliveira (esq.) briga pela bola com Jorge Cazulo

Graças a um momento de inspiração de Lucas Lima e três defesas de Vladimir, o Santos evitou a derrota na estreia da Libertadores. A equipe brasileira empatou em 1 a 1 com o Sporting Cristal, nesta quinta-feira (9), no Peru.

O resultado dá fôlego para o técnico Dorival Júnior, contestado após a derrota na partida anterior, para o Corinthians, no Itaquerão, pelo Campeonato Paulista.

O Santos foi apático no primeiro tempo. Errou passes e deu espaço para o Sporting Cristal, que só não fez mais gols por falta de qualidade técnica. Lucas Lima estava pouco inspirado. Duas vezes recebeu a bola livre para puxar contra-ataques e se equivocou nos lançamentos. Isso mudaria na etapa final.

Com falhas de marcação no meio-campo e mau posicionamento no miolo da defesa, o time ficou atrás aos 13 minutos. O zagueiro Jorge Cazulo estava impedido, mas a arbitragem validou o lance. O peruano passou por trás da zaga santista e apareceu para cabecear com liberdade.

O que faltava na técnica, o Sporting Cristal compensava na vontade em campo. A característica que faltava ao Santos no primeiro tempo.

Na marcação, os donos da casa reduziam o espaço e faziam de tudo para complicar a armação de jogadas dos jogadores brasileiros.

A única chance de gol santista antes do intervalo caiu nos pés do zagueiro Cleber. Ele ficou com rebote dentro da área, mas chutou em cima do goleiro Viana.

O Santos marcou com mais disposição no segundo tempo e tentou abrir o jogo pelas pontas. Mas a principal mudança foi a atuação de Lucas Lima. A referência do time no meio de campo se achou na partida. Em parte por isso, o Santos evitou a derrota.

Ele já havia colocado Ricardo Oliveira em condições de finalizar aos 5 min, mas o goleiro fez a defesa. O empate chegou aos 21 min. O meia achou um buraco no meio da defesa do Sporting Cristal e deixou Thiago Maia de frente para o gol. O volante não errou a finalização.

Parecia que o jogo estava a mercê do Santos. Com o controle da partida e criando oportunidades, a virada parecia questão de tempo.

Só parecia. Nos minutos finais, o Sporting Cristal voltou explorar o ponto fraco do adversário: o miolo da zaga. Foi quando apareceu Vladimir.

O goleiro santista fez três grandes defesas para impedir a derrota na Libertadores. Em duas delas, evitou que o pior acontecesse em erros de posicionamento dos defensores Cleber e David Braz.

Na próxima rodada, o Santos recebe o The Strongest (BOL), na Vila Belmiro. A partida está marcada quinta (16). Os bolivianos estrearam com vitória em La Paz por 2 a 0 sobre o Santa Fe (COL).


Endereço da página: