Folha de S. Paulo


Com time indefinido, Palmeiras faz último teste antes da Libertadores

O Palmeiras faz nesta sexta (3), diante do Red Bull Brasil, às 21h05, o seu último teste antes de estrear na Libertadores, na próxima quarta. E a menos de uma semana para o duelo contra o Atlético Tucumán (ARG), pela competição continental, a equipe não está definida.

Após realizar nove contratações para a temporada, além do técnico Eduardo Baptista, o clube alviverde teve em fevereiro um mês para definir o time ideal para o início do torneio, principal desafio do clube no ano.

No entanto, uma série de lesões e dúvidas quanto à formação mais adequada atrapalharam o treinador palmeirense, que alternou entre altos e baixos no seu início de trabalho frente à equipe.

A principal dúvida ficou para o meio de campo. Tchê Tchê e Moisés, dois dos principais jogadores na conquista do Campeonato Brasileiro do ano passado, eram fortes candidatos para ter vaga garantida no time titular, mas ambos se lesionaram.

O primeiro voltou a treinar com bola nesta semana, já Moisés deve ficar pelo menos seis meses afastado.

A opção foi apostar nas contratações. O primeiro a ser aproveitado foi Raphael Veiga. O meia de 21 anos correspondeu às expectativas e vem sendo aproveitado regularmente por Baptista.

Alejandro Guerra também ganhou espaço, mas não soube aproveitar. Sem desempenhar o futebol que lhe rendeu o prêmio de melhor jogador da Libertadores de 2016, ele deu lugar a Michel Bastos, que já fez dois gols.

Tanto Veiga como Bastos devem jogar nesta sexta, mas não têm vaga garantida para o jogo de quarta-feira.

Isso porque Eduardo Baptista também não definiu o esquema tático.

No último jogo, contra a Ferroviária, por exemplo, o treinador iniciou o confronto com o lateral esquerdo Zé Roberto como volante ao lado de Thiago Santos, que substituiu Felipe Melo, lesionado.

Pela primeira vez o comandante abriu mão de iniciar um confronto no 4-1-4-1 para jogar no 4-2-3-1. A fórmula deu certo: o Palmeiras venceu por 4 a 1 e fez a sua melhor atuação até então.

No ataque a situação é parecida. Róger Guedes iniciou o ano, mas as más atuações o deixaram no banco de reservas. Keno foi o preterido. Contra a Ferroviária, porém, Guedes marcou um dos gols e não seria surpresa a escalação dele no time principal.

Borja, que fez sua estreia no final de semana, também marcou e pode tirar o lugar de Willian, titular em todas as partidas no ano.

O único setor que tem escalação praticamente definida é o defensivo. Com a ausência certa de Mina na estreia da Libertadores devido a uma suspensão na última edição do torneio, Eduardo Baptista confirmou em entrevista coletiva que Edu Dracena joga nesta sexta e na quarta ao lado de Vitor Hugo.

NA TV
Red Bull x Palmeiras
21h05 SporTV


Endereço da página:

Links no texto: