Folha de S. Paulo


Maioria dos torcedores paulistanos não sabe os jogadores do seu time

Eduardo Knapp - 27.nov.2016/Folhapress
Torcedores do Palmeiras durante jogo da equipe
Torcedores do Palmeiras durante jogo da equipe

A maioria dos torcedores de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos que moram na capital não conhece nenhum jogador do seu time.

Pesquisa realizada pelo Datafolha entre 8 e 9 de fevereiro aponta que o desconhecimento mais acentuado está entre os são-paulinos.

Diante do pedido para citar três jogadores que atuam na sua equipe de preferência, 60% deles admitiram não saber e outros 9% responderam, mas não acertaram nenhum nome, totalizando 69% de entrevistados que não conheciam atletas da equipe.

Fãs dos demais clubes considerados grandes no Estado não se saíram muito melhor. Entre palmeirenses, o desconhecimento atinge 64%. Mais do que os 57% dos santistas e 54% dos corintianos, somados os que não sabiam ou erraram todas as respostas.

Você poderia citar três jogadores que jogam no seu time atualmente? - Pesquisa realizada na cidade de São Paulo com resposta espontânea e única, em %

O maior desconhecimento está entre as mulheres entrevistadas e varia entre as que se declararam são-paulinas (89%) e as corintianas (74%).

Além disso, 86% das mulheres palmeirenses não conseguiram citar nenhum jogador ou erraram os nomes.

Entre o público masculino, a menor taxa de conhecimento também foi dos são-paulinos. Menos da metade (49%) soube citar alguém que está no grupo treinado por Rogério Ceni. Entre os corintianos, os acertos foram em 67% e, entre os palmeirenses, 58%.

Você poderia citar três jogadores que jogam no seu time atualmente? - Por sexo, em %*

Apesar de o Campeonato Paulista já estar em andamento, os elencos dos clubes ainda estão mudando.

O Corinthians anunciou no início de fevereiro a contratação de Jadson, que já tivera passagem bem-sucedida pela equipe em 2015, quando ganhou o título brasileiro.

Corinthians - Tempo no clube dos principais jogadores, em meses

O Palmeiras apresentou neste sábado (25) o atacante colombiano Borja, contratado do Atlético Nacional.

Palmeiras - Tempo no clube dos principais jogadores, em meses

O Santos ainda não conseguiu inscrever o meia-atacante Vladimir Hernández, também colombiano. O principal reforço do São Paulo foi o atacante argentino Lucas Pratto, que veio do Atlético-MG.

Santos - Tempo no clube dos principais jogadores, em meses

São Paulo - Tempo no clube dos principais jogadores, em meses

Ainda assim, as quatro equipes mantêm jogadores titulares da temporada passada, mesmo que não estejam marcados na memória da maioria dos torcedores entrevistados pelo Datafolha.

OS MAIS LEMBRADOS

Cássio e Fernando Prass, dois goleiros, são os campeões de popularidade, de acordo com a pesquisa Datafolha.

O corintiano foi lembrado por 32% dos entrevistados que citaram atletas da equipe. O palmeirense, por 27%.

Os mais mencionados pelos torcedores de Santos e São Paulo foram, respectivamente, Ricardo Oliveira (22%) e Rodrigo Caio (17%).

Entre os citados de forma equivocada o mais lembrado foi Rogério Ceni, ex-goleiro que se aposentou em 2015 e que hoje é técnico do São Paulo, com 7% das menções de torcedores do clube entrevistados pelo Datafolha.

Jogadores há mais tempo nos quatro grandes - Goleiros estão entre os mais antigos


Endereço da página:

Links no texto: