Folha de S. Paulo


Austríaco vence o Aberto do Rio e ergue primeiro troféu na temporada

Felipe Dana/Associated Press
Austria's Dominic Thiem returns the ball to Serbia's Dusan Lajovic at the Rio Open tennis tournament in Rio de Janeiro, Brazil, Wednesday, Feb. 22, 2017. (AP Photo/Felipe Dana) ORG XMIT: XFD114
O tenista austríaco Dominic Thiem em jogo no Aberto do Rio

O austríaco Dominic Thiem, 23, conquistou neste domingo (26) o título do Aberto do Rio ao vencer o espanhol Pablo Carreño Busta (24º do ranking mundial) por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4.

Apesar do troféu, seu primeiro nesta temporada e o segundo de nível ATP 500 na carreira, Thiem deve cair na classificação mundial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Na atualização desta segunda-feira (27), ele provavelmente aparecerá na nona posição, logo atrás do croata Marin Cilic.

O motivo da ligeira queda se dá porque Thiem defendia 500 pontos pelo título do ATP 500 de Acapulco (México) obtido nesta mesma semana só que no ano passado. Com isso, não agregou pontos à contagem. Seu melhor ranking da carreira é o número 7.

Atualmente, é o jogador mais jovem no top 10.

A matemática das posições não ofusca a boa semana do austríaco no Rio. O triunfo na competição se deu sem que ele perdesse um set sequer.

Thiem entrou na chave como segundo mais bem ranqueado, atrás somente do japonês Kei Nishikori (5º). Depois que o asiático perdeu logo em sua estreia para o brasileiro Thomaz Bellucci, o caminho se abriu o jovem, que confirmou o favoritismo.

"É um grande torneio e eu disputei cinco ótimos jogos contra grandes jogadores. Espero voltar no próximo ano", afirmou o austríaco.

Ele recebeu o troféu de campeão das mãos de Gustavo Kuerten e vestiu camiseta verde e amarela com a inscrição "Brazuca" às costas.


Endereço da página: