Folha de S. Paulo


Corinthians e Palmeiras completam um século de rivalidade; veja especial

Cem anos do Derbi

"É o Bin Laden invadindo as Torres Gêmeas", diz o ex-meia do Corinthians Marcelinho Carioca. "Esse é o jogo mais importante, com certeza é o nosso maior rival", afirma Evair, ex-atacante do Palmeiras.

Frases como essas dão a dimensão do que representa o dérbi Corinthians versus Palmeiras, que completa cem anos em 6 de maio de 2017.

O clássico entre o time alvinegro e o alviverde é considerado a disputa de maior rivalidade do futebol paulista, de acordo com pesquisa do Datafolha com moradores da cidade de São Paulo.

A partir do momento em que entraram em campo pela primeira vez, em 1917, com times amadores e torcedores sentados lado a lado, o sentimento de rivalidade só cresceu. Os 3 a 0 impostos pelo Palestra Itália (batizado como Palmeiras em 1942) contra o Corinthians naquele ano iniciaram uma sequência de duelos memoráveis.

A contar daquela tarde de domingo no Parque Antárctica, um dos 16 estádios que já receberam o duelo, os arquirrivais se enfrentaram 352 vezes, de acordo com levantamento realizado pelo "Banco de Dados" da Folha, com 125 vitórias do Palmeiras, 120 triunfos do Corinthians e 107 empates.

Folhapress
Clássico realizado no Morumbi em 1971
Clássico realizado no Morumbi em 1971

O apoio aos clubes cresceu, e a violência das torcidas organizadas também. Fora de campo, o clássico se tornou um dos mais perigosos do futebol brasileiro, com o primeiro registro de morte de torcedor no país, ocorrido em 1988, de acordo com o sociólogo Mauricio Murad.

Por outro lado, o dérbi também eternizou jogadores e treinadores, que muitas vezes trocaram de lado.

As equipes entram em campo para o primeiro confronto neste ano do centenário nesta quarta-feira (22), às 21h45. A partida é válida pela quinta rodada do Campeonato Paulista-2017.

O torneio estadual, aliás, já viu o clássico 204 vezes, com 74 vitórias corintianas e 69 palmeirenses. Foram 61 empates. O jogo desta quarta será na Arena Corinthians, onde o Palmeiras leva vantagem.

Veja mais no especial "100 anos do clássico".


Endereço da página:

Links no texto: