Folha de S. Paulo


São Paulo é único Estado que vetou novo limite de idade para árbitros

Ricardo Nogueira/Folhapress
Marcelo Rogério durante o clássico entre Palmeiras e Corinthians, pelo Campeonato Paulista-2012
Marcelo Rogério durante o clássico entre Palmeiras e Corinthians, pelo Campeonato Paulista-2012

A Federação Paulista de Futebol foi a única entre as filiadas da CBF que não aderiu à decisão de aumentar o limite de idade dos árbitros que apitam em suas competições.

A Folha apurou que a decisão da FPF foi com o intuito de rejuvenescer seu quadro de arbitragem.

"Vamos adotar a nova diretriz apenas para árbitros pré-selecionados para a Copa. Temos uma condição especial para 2018, o Emerson Augusto de Carvalho, que está pré-selecionado para 2018", afirmou Dionísio Domingos, diretor de arbitragem.

Presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, Coronel Marinho, que já exerceu o mesmo cargo no futebol paulista, não vê problema. De acordo com ele, "cada federação tem seu modo de avaliar, sabe o que é melhor".

A decisão atrapalha o prosseguimento de carreira de alguns árbitros. Aos 45 anos, Marcelo Rogério parou de apitar em 2016. Ele poderia transferir para outra federação, mas teria que residir no Estado em que fosse trabalhar.

"Foi uma decisão equivocada do departamento de arbitragem da federação paulista. Se o árbitro estiver apto fisicamente, mentalmente e tecnicamente tem que continuar apitando. Fui parado quando eu era o quarto árbitro do ranking da Federação Paulista".


Endereço da página: