Folha de S. Paulo


Entenda o regulamento do Campeonato Paulista-2017

Com a queda de seis equipes para a Série A2 do Paulista no ano passado e a ascensão de duas, o Campeonato Paulista-2017, que começa no dia 3 de fevereiro, terá 16 clubes.

Eles foram divididos em quatro chaves com quatro participantes em cada. São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos são os cabeças de chave.

Na primeira fase, os times da mesma chave enfrentam somente os rivais dos outros grupos, em turno único, totalizando 12 rodadas.

Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para a próxima fase. Isso só não acontece se algum deles estiver entre os rebaixados.

Os dois times com os piores desempenhos, independentemente do grupo, serão rebaixados para a segunda divisão.

Nas quartas de final, o primeiro colocado de cada grupo joga contra o segundo de sua respectiva chave, em turno e returno. Quem somar mais pontos se classifica para a semifinal.

Nesta fase, os confrontos serão definidos de acordo com a campanha de cada time. Ou seja, o time de melhor desempenho enfrenta o pior, em jogos de ida e volta.

Para a definição das semifinais, os pontos conquistados no mata-mata são acumulativos, e assim como nas oitavas o melhor encara o pior.

Tanto nas quartas quanto na semi, o mandante no jogo de volta será definido de acordo com a melhor campanha. Se houver empate em campo, o vencedor será decidido nos pênaltis.

A final será disputada em dois jogos —o primeiro no dia 30 de abril e o segundo no dia 7 de maio. A equipe com melhor campanha faz a segunda partida em casa.

CAMPEÃO DO INTERIOR

Ao fim da primeira fase, os clubes classificados do 9º ao 14º lugar disputarão o troféu "Campeão do Interior", que premia o melhor time fora da capital paulista.


Endereço da página: