Folha de S. Paulo


Como técnico, Ceni usa formação defensiva de time que o consagrou

Rubens Chiri/saopaulofc.net/Divulgação
No último jogo-treino para complementar a preparação do elenco, São Paulo contou com gols de nove atletas diferentes
Rogério Ceni durante treino do São Paulo na Florida Cup

Rogério Ceni fará sua estreia como treinador do São Paulo nesta quinta-feira (19), diante do River Plate (ARG), às 22h, pela Florida Cup, com uma formação defensiva que o consagrou quando jogador.

Pelo que apresentou durante os treinamentos nos EUA, o ex-goleiro irá levar a campo uma equipe com três zagueiros (Lugano, Rodrigo Caio e Maicon), no esquema 3-4-3.

Ao utilizar a formação com três defensores, ele assemelha sua equipe ao São Paulo de Muricy Ramalho, campeão brasileiro em 2006, 2007 e 2008. Na época, Ceni era o responsável por organizar a linha defensiva em campo.

Antiga tendência do futebol, mas que caiu no ostracismo na última década, principalmente no Brasil, a formação tática com três zagueiros começou a ganhar os campos na década de 1980.

Um dos primeiros a ter sucesso com o esquema, que deixa os laterais mais à vontade para atacar, foi Carlos Bilardo, em 1986. O ex-treinador surpreendeu na Copa do Mundo daquele ano com o seu 3-5-2 e foi campeão com a seleção argentina. A formação despertou interesse e ganhou adeptos na Europa.

No Brasil, a glória apareceu com Felipão no Mundial de 2002. Com Lúcio, Roque Júnior e Edmílson, a seleção faturou o pentacampeonato. Ceni era o goleiro reserva.

Mais tarde, Muricy Ramalho adotou o esquema na equipe tricolor."Para utilizar essa formação tem que ter dois jogadores ao lado do zagueiro central que saibam jogar. Se você colocar três zagueiros que não conseguem sair jogando não vai funcionar", disse Muricy, à Folha.

Segundo o ex-técnico, a formação caiu em desuso porque os times passaram a jogar com dois atacantes abertos, obrigando que os laterais ficassem mais recuados.

"Antigamente as equipes jogavam com dois atacantes enfiados e com três zagueiros era mais fácil neutralizar", disse Muricy, que ainda afirmou que Rogério Ceni não o procurou para pedir conselhos sobre o esquema.

Apesar de ter saído de moda nos últimos anos, o técnico italiano Antonio Conte nunca abriu mão de jogar com três defensores. Foi assim que ele chegou ao tetracampeonato italiano com a Juventus (2011 a 2014).

Hoje, no Chelsea, ele apostou em uma linha de quatro em um primeiro instante, mas após fracassos, retornou ao seu estilo 3-4-3 e alcançou a marca de 13 vitórias seguidas no Campeonato Inglês.

Apesar de confirmar sua predileção pelo esquema, Ceni se mostrou aberto a fazer modificações no time.

"É um esquema de jogo que eu gosto bastante. Mas nada que não possa ser alterado", disse à ESPN.

TRÊS ZAGUEIROSFormação fez sucesso no passado e retorna com Ceni
TRÊS ZAGUEIROSFormação fez sucesso no passado e retorna com Ceni

Endereço da página:

Links no texto: