Folha de S. Paulo


Sem treinar há oito anos, ex-jogador Renan Dal Zotto substitui Bernardinho

Silvio Ávila - 29.abr.2006/CBV
ORG XMIT: 063001_0.tif Vôlei: o ex-jogador e técnico do Florianópolis Renan Dal Zotto durante treino de sua equipe, em Florianópolis (SC). (Foto: Silvio Ávila/CBV)
O ex-jogador e técnico da seleção brasileira Renan Daz Zotto

Sem treinar um clube há oito anos, o ex-jogador Renan Dal Zotto foi anunciado nesta quarta-feira (11) como o novo técnico da seleção masculina de vôlei.

Aos 56 anos, o gaúcho de São Leopoldo assume o lugar deixado pelo técnico Bernardinho.

"Tive a oportunidade nos últimos anos de vivenciar o dia a dia de dois dos maiores treinadores do mundo, o Zé Roberto e o Bernardo Rezende. Tive oportunidade de viajar com eles. Na hora do convite do Toroca [presidente da CBV] veio o frio na barriga, minha esposa perguntou se eu teria condições, e eu disse que sim, porque sempre estive dentro do processo, muitas vezes como palpiteiro", afirmou o técnico em entrevista coletiva.

Dal Zotto era gestor de seleções da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) e teve aprovação do ex-técnico Bernardinho para assumir o cargo.

Como jogador, ele fez parte da geração de prata, que conquistou a primeira medalha olímpica do Brasil nesse esporte, em Los Angeles-1984.

A sua trajetória no time principal do Brasil começou aos 16 anos. Além da medalha de prata nos Jogos de Los Angeles, também faturou um ouro e duas pratas em Jogos Pan-americanos.

Por clubes, fez história na Itália pelo Parma (1988 a 1992) e Ravena (1992 a 1993). Nos cinco anos no país, conquistou dois títulos nacionais, duas Copas Itália, três títulos europeus e um Mundial de Clubes.

Ele anunciou sua aposentadoria em 1993, ano em que iniciou sua carreira como treinador. Seu primeiro trabalho foi no Palmeiras, mas não teve sucesso.

Um de seus principais títulos na função foi a Superliga Masculina de Vôlei, em 2006, quando dirigia o Cimed.

Em 2008, assumiu o cargo de gestor do clube catarinense. Em 2015, tornou-se diretor de seleções na CBV, função que desempenhava até então.

PRINCIPAIS TÍTULOS

2007 - Campeão Supercoppa Italiana - Sisley di Treviso.
2006 - Campeão Superliga Masculina.
2005 - Campeão do Grand Prix de Vôlei; Campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina; Campeão Supercopa Mercosul; Campeão da Liga Nacional; Campeão Catarinense.
1998 - Campeão Carioca; Campeão Mineiro.
1997 - Campeão da Copa Sul; Campeão Catarinense; Campeão Jogos Abertos de Santa Catarina; Vice-Campeão da Superliga Nacional.
1996 - Campeão Sul-Americano de Clubes.
1994 - 3° Lugar no Campeonato Paulista; 3° Lugar na Superliga Nacional.
1993 - Vice-Campeão da Superliga Nacional; Vice-Campeão Paulista.


Endereço da página:

Links no texto: