Folha de S. Paulo


Djokovic bate Murray em duelo entre líderes do ranking mundial de tênis

Karim Jaafar/AFP
Serbia's Novak Djokovic reacts after winning against Britain's Andy Murray during their final tennis match at the ATP Qatar Open in Doha on January 7, 2017. / AFP PHOTO / KARIM JAAFAR
Novak Djokovic comemora após derrotar Andy Murray na final do Torneio de Doha

O sérvio Novak Djokovic, segundo colocado do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) se irritou, quebrou a própria raquete, levou advertências e perdeu um ponto por indisciplina, mas, mesmo assim, conseguiu vencer o britânico Andy Murray, líder do ranking mundial, por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 5/7 e 6/4. A vitória valeu o título do Torneio de Doha, no Qatar, o primeiro de 2017.

A irritação do sérvio já tinha aparecido no começo do jogo, quando ele atirou uma bola em direção à plateia, mas ficou maior no segundo set, quando, após desperdiçar três match points e errar um movimento, ele deu duas raquetadas no chão, quebrando seu equipamento.

Por causa disso, ele levou uma segunda advertência e perdeu o game, o que ajudou Murray a fechar o segundo set. No terceiro, ainda um pouco nervoso, o sérvio trocou de camisa e controlou seu jogo, fechando a partida e levando o troféu.

O sentimento do sérvio pode ser explicado pela rivalidade com o britânico. Em 2016 Murray teve uma temporada melhor que o Djokovic e roubou do sérvio a liderança na lista de melhores do mundo.

A derrota põe fim a uma sequência de 28 jogos de invencibilidade de Murray, série iniciada em setembro do ano passado. O escocês, que havia vencido o rival nas Finais da ATP do ano passado –justamente contra Djokovic– e recentemente ganhou o título de "Sir", continua na primeira posição do ranking mundial, seguido de perto pelo sérvio.

O Torneio do Qatar é considerado um preparatório para o primeiro Grand Slam no ano, o Aberto da Austrália, que começa no dia 16 de janeiro. Djokovic chegou à final depois de uma partida na qual salvou cinco match points contra o espanhol Fernando Verdasco.


Endereço da página:

Links no texto: