Folha de S. Paulo


Palmeiras colocará estrela vermelha na camisa em homenagem à Copa Rio

Há 65 anos, o Palmeiras empatou com a italiana Juventus no Maracanã diante de mais de 100 mil pessoas e conquistou a Copa Rio. Em novembro de 2014, a Fifa reconheceu o caráter global do torneio, e então o Palmeiras passou a ser tido como o primeiro clube brasileiro a conseguir um título mundial.

Como mais uma forma de oficializar a conquista, o novo presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, faz planos para colocar uma estrela vermelha acima do brasão da camisa. Essa inclusão está prevista em estatuto desde a década de 1950, mas foi adotada apenas uma vez, durante parte da gestão de Carlos Facchina Nunes, entre 1989 e 1990.

Principal articulador junto à Fifa, Roberto Frizzo diz ter ouvido a promessa de Galiotte há pouco tempo.

"Ele me disse que vai colocar, sim. Na gestão do Paulo Nobre eles demoraram a pensar nisso, só passaram a dar valor depois que viram que eu não seria mais candidato à presidência contra o Maurício. Depois disso, colocaram até sinalizações no Allianz Parque dizendo que somos campeões de 1951", afirma Frizzo, vice-presidente do clube entre 2011 e 2013.

Greg Salibian - 16.out.11/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 16-10-2011: Roberto Frizzo, dirigente do Palmeiras, durante a abertura da exposição fotográfica
Roberto Frizzo, vice de futebol do Palmeiras, em foto de outubro de 2011

À Folha, Galiotte confirmou via assessoria de imprensa que trabalha nesse projeto para a próxima camisa do clube.

A cor da estrela palmeirense faz referência a uma das cores da bandeira da Itália. Junto do verde e do branco tradicionais dos uniformes, o vermelho contemplaria toda a bandeira tricolor italiana.

No chamado "Título 10" do estatuto do clube consta a determinação de que a estrela seja colocada sobre o brasão.

"Na parte superior central externa dos dois grandes aros brancos concêntricos, bem acima, será colocada uma estrela na cor
vermelha, alusiva à conquista da Copa Rio, e abaixo dela, geométrica e proporcionalmente, serão colocadas estrelas na cor branca, tantas, quantos forem os títulos nacionais conquistados. No reverso, há o mesmo desenho e forma geométrica", diz o artigo 139.

A Copa Rio foi organizada pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos) com oito campeões nacionais, além de Palmeiras, como campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1951, e Vasco, campeão carioca de 1951: Sporting (Portugal), Austria Vienna, (Áustria), Nacional (Uruguai), Juventus (Itália), Estrela Vermelha (Iugoslávia), e Nice (França).

Leonardo Benassatto/Futura Press/Folhapress
SÃO PAULO,SP,07.11.2016:EX-JOGADOR-DUDU-GANHA-BUSTO-HOMENAGEM-PALMEIRAS - O vice-presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte durante inauguração do busto do ex-jogador Olegário Tolói de Oliveira, mais conhecido como Dudu, na sede social do Palmeiras, na Barra Funda, região oeste de São Paulo, SP, nesta segunda-feira (7). O ex-jogador é o sexto atleta eternizado pelo clube com um busto no Palestra Itália. (Foto: Leonardo Benassatto/Futura Press/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras

Endereço da página:

Links no texto: