Folha de S. Paulo


Confederação de vôlei corta táxi, passagens e até luz para se ajustar

Rahel Patrasso - 20.jan.2015/Xinhua
(150120) -- SAO PAULO, enero 20, 2015 (Xinhua) -- El CEO del Comité Organizador Local de la Copa Mundial de Brasil (LOC), Ricardo Trade, participa durante una conferencia de prensa sobre el proyecto Fundación Legacy del Mundial Brasil 2014, en el auditorio Arena Corinthians, en Sao Paulo, Brasil, el 20 de enero de 2015. (Xinhua/Rahel Patrasso) (rp) (jg) (ah)
Ricardo Trade, diretor-executivo da CBV, durante entrevista coletiva

Racionamento de táxi, luz e passagens aéreas, limite em convocações e corte de pessoal. Entidade olímpica com maior orçamento do esporte nacional, a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) tem recorrido a tais expedientes para aplacar a redução no patrocínio do Banco do Brasil.

Segundo Ricardo Trade, diretor-executivo da CBV, inúmeras ações foram intensificadas já a partir deste ano, porque o corte era previsto.

"Reduzimos drasticamente as despesas. Em 2017, o esforço de cortá-las vai ter de ser redobrado", disse Trade.

Uma das primeiras medidas foi vetar o uso de táxi. Só Uber é permitido. Para fazer o deslocamento de profissionais da sede, no Rio, para Saquarema, onde fica o centro nacional, a CBV tem alugado vans em vez de permitir inúmeros chamados de táxi.

A substituição da iluminação nas quadras em Saquarema foi cancelada. Torneios de vôlei de praia serão estendidos para não haver jogos à noite, com gasto alto de luz.

Se antes tinham prerrogativa de convocar quantos atletas quisessem para treinos, agora os técnicos das seleções de base têm limite: só 20 podem ser chamados. O sistema de folga dos convocados foi alterado para se gastar menos com passagens aéreas.

Sete profissionais foram demitidos desde a Rio-2016 na CBV, que tem 120 funcionários. "Corte de pessoal é o último recurso", afirmou.

Ele disse que a confederação tem fechado com novos parceiros, como a Sky, e investido em outras formas de receita, como venda de produtos licenciados e programa de fidelização de torcedor.


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