Folha de S. Paulo


Na elite, Cristiano Ronaldo é o único com média superior a um gol por jogo

Nas últimas cinco temporadas de sua carreira, Cristiano Ronaldo conquistou um feito ímpar: marcar, na média, mais de um gol por jogo.

Levantamento feito pela Folha mostra que, entre todos os atletas que venceram o prêmio de melhor do mundo, instituído pela Fifa em 1991 —lista que conta com nomes como Ronaldo, Romário e Messi—, Cristiano foi o único que conseguiu números tão altos por tanto tempo.

Pelé alcançou a marca pelo Santos, nos anos 1960.

Os números o ratificam como grande arma na vitória do Real Madrid no Mundial de Clubes neste domingo (18), por quatro a dois, contra o Kashima Antlers. O atacante marcou três gols na partida.

Com 31 anos, o faro goleador do português não diminui -estatísticas mostram o contrário. Em 2009, quando chegou ao Real, com 24, fez 33 gols em 35 jogos. Na última temporada, marcou 51 vezes em 48 partidas.

A regularidade impressiona. Descrito por companheiros como intenso e competitivo, Cristiano se mantém num patamar alto de uma jeito que poucos conseguiram.

Enquanto boa parte dos atletas de elite atinge um pico de desempenho por alguns anos e decai, o português continua em altíssimo nível há ao menos sete anos.

"Ele tem feito isso [jogar em alto nível] por dez anos. Isso faz dele um jogador excepcional", afirmou Alex Fergunson, que treinou o português no Manchester United.

Para Juan, zagueiro do Flamengo e ex-seleção brasileira que enfrentou o português na Copa do Mundo de 2010, a versatilidade na grande área é o maior trunfo do craque.

"É um atacante com poder de finalização muito grande e qualquer descuido pode ser fatal", afirma. "Ele chuta forte com as duas pernas, tem boa impulsão, ótima velocidade e tudo isso dificulta bastante a marcação".

Além da técnica e do instinto de matador, Cristiano Ronaldo costuma ser descrito por companheiros como intenso e competitivo. "Quando ele chegou no Manchester United, sabíamos que se tornaria o melhor do mundo", afirmou o zagueiro Rio Ferdinand, antigo colega de Cristiano Ronaldo no clube inglês, pelas redes sociais.

"Mas foram a ética de trabalho e a vontade dele que nunca vi iguais em outro jogador. Trabalho duro vence o talento no longo prazo", declarou o defensor, logo após o português vencer a Bola de Ouro de melhor jogador da Europa pela quarta vez, na última segunda (12).

REGULARIDADE

O xará brasileiro Ronaldo teve início de carreira avassalador. Em 1993, aos 17, fez 20 gols em 21 jogos pelo Cruzeiro -0,95 por partida.

Em 1994, Ronaldo foi convocado para a seleção campeã mundial e se transferiu para o PSV, da Holanda. Dois anos depois, aos 20, defendeu o Barcelona e se tornou o melhor jogador do mundo. Ano em que chegou perto da marca de um gol por jogo.

Com a mesma idade, Cristiano engatinhava. Aos 17, fez cinco gols em 33 jogos pelo Sporting. Aos 20, já no Manchester United, 12 em 47.

O início de carreira do Fenômeno foi mais promissor que o do homônimo. Porém, ele teve de lidar com um problema que nunca incomodou Cristiano: lesões graves.

Após romper o ligamento do joelho em 1999, o brasileiro ficou longe dos gramados por quase três temporadas inteiras. Quando voltou, foi pentacampeão da Copa do Mundo, mas nunca mais alcançou a eficiência dos primeiros anos de carreira.

Os mesmos altos e baixos ocorreram com outros jogadores, como Romário e o holandês Marco Van Basten.

No auge, ambos conseguiram rivalizar e até superar Cristiano no número de gols em uma mesma temporada.

Porém, lesões, discussões com treinadores e transferências frequentes diminuíram a regularidade dos craques. O português nunca ficou muito tempo fora dos gramados e só defendeu três clubes.

RIVAIS

A maior discussão recente no futebol envolve Cristiano e Messi, dois anos mais novo.

Quem é o melhor?

O argentino tem média geral superior (0,86 gols por jogo contra 0,72), mas fica atrás do português desde a temporada europeia de 2012-2013.

Nos últimos anos, Messi tem oscilado mais que o craque do Real e nunca conseguiu manter uma média de gols tão alta por tanto tempo.

Disputa individual à parte, ambos são considerados os melhores da atualidade. Há quem ouse dizer que são os melhores da história. Porém, em termos de artilharia, Pelé ainda está acima dos dois, com uma média de 0,94 gols por partida na carreira.

O Rei fez mais de um gol por jogo entre 1961 e 1965 –em cinco temporadas, assim como o português. O brasileiro fez mais gols que Cristiano no período. Em 1961, fez 110 em 74 jogos. A sequência foi interrompida em 1966, ano em que se machucou na disputa da Copa do Mundo.

-

CRISTIANO RONALDO

GOLS: 571

IDADE: 31 ANOS

PAÍS: PORTUGAL

CLUBE ATUAL: REAL MADRID

POSIÇÃO: ATACANTE

MELHOR DO MUNDO TRÊS VEZES


Endereço da página:

Links no texto: