Folha de S. Paulo


Zagueiro da Chapecoense deve retornar ao Brasil na quinta

O zagueiro Neto, 31, deve retornar ao Brasil na próxima quinta (15). Ele é o único brasileiro que ainda permanece internado na Colômbia após o acidente aéreo do último dia 29 com o avião da Chapecoense, que vitimou 71 pessoas, incluindo 19 jogadores e 24 membros da delegação.

De acordo com Edson Stakonski, médico da equipe catarinense, o jogador "está bem melhor clinicamente" e inclusive já deixou a UTI.

"É bem provável que retorne ao país na quinta. Estamos só esperando a liberação do próximo voo para confirmar a data", disse Stakonski.

O médico da Chapecoense disse que Neto conversou com o lateral esquerdo Alan Ruschel, 27, e com o goleiro Jackson Follmann, 24, outros sobreviventes do acidente.

"O Neto falou que eles têm que comemorar a segunda chance que estão tendo na vida. Falaram em força e recomeço também", disse.

Neto foi o último que soube da tragédia. Segundo a equipe médica, o jogador estava já desconfiado por causa dos ferimentos no corpo e ficou chocado ao tomar conhecimento do fato na segunda (12), quase 15 dias depois.

NO BRASIL

Follmann chegou em São Paulo na madrugada desta terça (13) e foi encaminhado para o Hospital Israelita Albert Einstein, onde passa por uma cirurgia para correção da fratura do processo odontóide (fixação da segunda vértebra cervical).

Ele teve parte da perna direita amputada dias após ser resgatado do acidente. O jogador ainda passará nos próximos dias por um procedimento na perna esquerda.

Os outros dois sobreviventes, o lateral Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel, chegaram em Chapecó na noite desta terça. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no qual os dois vieram de Medellín, na Colômbia, chegou na cidade catarinense às 21h35, 15 dias depois da tragédia.

Eles viajaram lúcidos e foram internados no Hospital Unimed Chapecó. Ambos estavam o Hospital San Vicente Fundacion, em Rionegro, cidade próxima a Medellín.

Antes de chegar a Santa Catarina, o avião fez uma escala em Manaus às 15h (de Brasília) e voltou a decolar uma hora depois. Na chegada ao aeroporto Eduardo Gomes, na capital amazonense, a aeronave passou por uma cerimônia de batismo em homenagem aos brasileiros.

Acidente em voo da Chapecoense


Endereço da página:

Links no texto: