Folha de S. Paulo


Com seis vagas, campanha medíocre dá classificação à Copa Libertadores

Rubens Cavallari - 26.nov.2016/Folhapress
Corinthians e Atletico-PR, além do Botafogo, estão na briga por vaga na Libertadores
Corinthians e Atletico-PR, além do Botafogo, estão na briga por vaga na Libertadores

Nunca foi preciso jogar tão pouco no Campeonato Brasileiro para garantir vaga na Copa Libertadores.

É que com as mudanças promovidas pela Conmebol para o torneio continental do ano que vem, em que até o sexto colocado do Brasileiro se classifica, o aproveitamento de pontos necessário para garantir a vaga é o menor desde 2003, quando o Nacional passou a ser disputado em sistema de pontos corridos.

Neste domingo (11), Atlético-PR e Botafogo entram em campo, às 17h, para confirmarem-se na quinta e na sexta posições da tabela, respectivamente. Com vitória, vão à Libertadores com 51,7% de aproveitamento.

Até então, o índice mais baixo que garantiu uma vaga brasileira havia sido de 52,6% –Paraná (2006), Cruzeiro (2007) e Internacional (2011).

O Corinthians também está na disputa. Em sétimo, com 55 pontos, precisa ganhar e torcer para que Atlético-PR ou Botafogo não vença. Se isso ocorrer, o time paulista vai garantir a classificação para a Libertadores com apenas 50,8% de aproveitamento nos 38 jogos disputados.

Em caso de derrota dos paulistas, cariocas e paranaenses podem até perder que estarão no torneio. Nesse caso, vão se classificar com menos de 50% dos pontos disputados no Nacional.

AMÉRICA DO SUL

Ao menos 37 times –no total serão 47, contando as fases preliminares, e 32 na fase de grupos– já têm vaga para a Libertadores 2017.

Avaliando os campeonatos que renderam a vaga a cada equipe, a Folha contabilizou o aproveitamento de pontos de todas elas (exceto Chapecoense, Atlético Nacional e Grêmio, que se classificaram ao conquistar copas).

Até agora a pior campanha nesses termos é a do peruano Deportivo Municipal, 52,7%.

O segundo pior é o Atlético-MG, 54,3% –contando o já confirmado W.O. contra a Chapecoense. Quarto do Brasileiro, o time mineiro, que tem vaga direta para a fase de grupos, é uma das 12 equipes garantidas que não chegaram a 60% de aproveitamento.

Dos 37 times já classificados, 12 conquistaram menos de 60% dos pontos disputados no campeonato que garantiu a vaga, entre eles o Atlético-MG - Em %

Os outros dois brasileiros classificados neste domingo somarão ao grupo dos que se classificaram com campanhas medianas.

Na Argentina, por exemplo, o Atlético Tucumán, que conseguiu a vaga por ser o quinto colocado do campeonato Nacional, obteve 62,5% dos pontos que disputou.

Aproveitamento superior a 60%, índice alcançado até agora por 22 equipes classificadas, no Brasileiro só foi conquistado pelo campeão Palmeiras, que pode terminar com 70,1%, por Flamengo, que pode chegar a 64%, e pelo Santos, que pode acabar com 62,2%.

Somando Chapecoense, campeã da Copa Sulamericana, e Grêmio, campeão da Copa do Brasil, oito times brasileiros estarão na Libertadores 2017, um recorde.

Na nova configuração das vagas, o Brasil tem 7, a Argentina, 6, e Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, 4 cada um.

Já classificados - Entre os 29 times já classificados*, o Lanús tem o melhor aproveitamento dos pontos disputados e o Atlético-MG, o pior; veja destaques


Endereço da página:

Links no texto: