Folha de S. Paulo


Corte Arbitral mantém suspensão a Blatter; 'não vou recorrer', diz cartola

A Corte Arbitral do Esporte manteve nesta segunda-feira (5) a suspensão de seis anos de toda atividade ligada ao futebol do ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, que havia recorrido da sanção.

Obrigado a se demitir quando um escândalo de corrupção abalou sua entidade, Blatter foi suspenso em dezembro de 2015 pela justiça interna da Fifa depois de um controvertido pagamento de 1,8 milhão de euros (aproximadamente R$ 6,7 mi) a Michel Platini, ex-presidente da Uefa, também suspenso.

Os dois dirigentes haviam sido suspensos por oito anos pela Fifa, uma pena reduzida a seis após um recurso apresentado à própria entidade.

A suspensão de Platini foi reduzida a 4 anos pela Corte, a mais alta instância jurídica esportiva, em maio, diferentemente de Blatter, que teve a punição mantida.

Blatter havia sido punido pela justiça interna da Fifa por "abuso de poder, gestão desleal e conflito de interesse" pelo polêmico pagamento de 211 "sem base legal no contrato assinado pelas duas partas em 25 de agosto de 1999".

Seguindo os passos de Platini, Blatter teria agora a opção de recorrer ao tribunal federal da Suíça, com sede em Lausana, na Suíça, mas optou por não acionar a instância. "Não recorrerei num tribunal suíço", afirmou o dirigente.

Em nota enviada à AFP, Blatter afirmou que não esperava outra decisão do TAS. "Recebi o veredito publicado pelo TAS. Dado o desenvolvimento do processo, não se podia esperar outro processo. Antes de tudo, aprendi que, no esporte, você pode ganhar, mas também perder".

Uma decisão final do TAS sobre Michel Platini é esperada em "fevereiro ou março", de acordo com fontes judiciais.


Endereço da página:

Links no texto: