Folha de S. Paulo


Velório coletivo de vítimas de voo será no sábado de manhã em Chapecó

O presidente em exercício da Chapecoense, Ivan Tozzo, afirmou na tarde desta quinta-feira (1º) que os corpos das vítimas da queda do avião na Colômbia chegarão a Chapecó (SC) na madrugada de sexta (2) para sábado (3).

O velório coletivo, portanto, começará na manhã de sábado, a partir das 8h e deve durar não mais que oito horas. O traslado dos corpos e seu embalsamento atrasaram os planos iniciais, de realizar o velório na sexta.

A arena Condá deve receber 51 corpos, entre jogadores, membros da delegação e da imprensa que estavam no voo. Destes, um levantamento preliminar da equipe indica que 16 corpos ficarão em Chapecó para serem enterrados na cidade. Outros serão velados e enterrados em suas cidades, se assim as famílias desejarem.

Torcedores homenageiam vítimas

Quando os corpos chegarem no estádio, um período entre 45 minutos e uma hora serão reservados aos familiares. As urnas, fechadas, serão colocadas sob tendas. Haverá cadeiras no gramado para as famílias. A expectativa é que 100 mil pessoas compareçam à cerimônia.

Os torcedores acompanharão o velório da arquibancada. Dois telões serão colocados do lado de fora.

Na tarde desta quinta, cerca de 20 seguranças presidenciais fizeram o reconhecimento de parte da Arena Condá.

Segundo a assessoria de imprensa da Chapecoense, caso o presidente Michel Temer (PMDB) vá a Chapecó para o velório, ficará apenas no aeroporto, sem comparecer ao estádio.

O traslado dos corpos será feito em três caminhões abertos. Três rotas possíveis do aeroporto à Arena Condá foram traçadas –uma delas, simulada na quarta (30), levou 47 minutos. A expectativa é que esse tempo mais que dobre com o cortejo da cidade.

Dirigentes do clube e autoridades estão reunidos na tarde desta quinta (1º) para definir a rota e outros detalhes.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, confirmou, nesta quinta que estará presente no velório das vítimas.

Acidente em voo da Chapecoense


Endereço da página:

Links no texto: