O bom desempenho que a Chapecoense teve neste ano e a onda de comoção desencadeada pelo acidente da terça (29), que deixou 71 vítimas que morreram, esgotaram camisas do time em lojas virtuais.
O Mercado Livre informou que as buscas por produtos relacionados ao clube tiveram aumento de 2.000% desde terça. A empresa não divulga o número de buscas ou negociações. A camisa da equipe está esgotada em sites de varejistas como Netshoes, Centauro, Walmart, Fut Fanatics e Sport Tennis.
A Centauro informou que o estoque do site já havia sido vendido na semana passada, resultado da campanha do time na Sul-Americana.
A empresa afirmou, porém, que ainda há camisas da equipe à venda no shopping Pátio Chapecó, na cidade.
Consumidores que buscavam o produto se queixaram nas redes sociais sobre os preços praticados por varejistas.
A Netshoes recebeu críticas por supostamente ter aumentado o preço das camisas após o acidente, alterando o valor de R$ 129,90 para R$ 249,90. À Folha, a empresa disse que tinha 108 camisas da Chapecoense disponíveis na madrugada do acidente, mas todas foram vendidas até as 8h com preço promocional devido à Black Friday.
Disse ainda que, após finalizar a venda do estoque, o preço voltou ao normal, sem desconto, com aviso de que o item estava indisponível.
Também há reclamações de preço abusivo em páginas de vendedores hospedadas no Mercado Livre.
Em uma delas, onde a camiseta do clube era oferecida por R$ 249,90, o vendedor, de Pradópolis (SP), se defendeu dizendo que o item à venda era original e que o produto havia sofrido reajuste de seu fornecedor.
A Umbro, fornecedora das camisas, nega o aumento.
A empresa disse em nota que estará ao lado da Associação Chapecoense para, aos poucos, definir os próximos passos para contribuir com a reconstrução do clube.
No Mercado Livre também estão à venda camisetas de apoio ao clube com frases como "Somos todos Chapecoense" e "Força Chape".