Folha de S. Paulo


Papa Francisco envia mensagem após tragédia em voo da Chapecoense

O Vaticano divulgou uma mensagem de pesar do papa Francisco sobre o acidente com o avião da Chapecoense, que levou à morte de 71 pessoas, sendo 19 jogadores e 20 jornalistas, além de membros da comissão técnica e dirigentes.

"O santo padre, profundamente triste ao conhecer a dolorosa notícia do grave acidente aéreo que ocasionou inúmeras vítimas, eleva orações pelo eterno descanso dos falecidos", afirmou.

"O papa Francisco pede ao Senhor que derrame sobre os familiares das vítimas os dons da serenidade espiritual e da esperança cristã, e compartilha de coração a bênção apostólica", conclui o texto.

O papa é um famoso torcedor do San Lorenzo, time argentino eliminado pela Chapecoense nas semifinais da Copa Sul-Americana deste ano.

MAIS HOMENAGENS

Desde o acidente, na madrugada desta terça-feira (29), são realizadas em todo mundo homenagens às vítimas.

Nesta quarta-feira (30), Corinthians, São Paulo e Cruzeiro voltaram aos treinos. Antes das atividades, os jogadores fizeram homenagens ao elenco da Chapecoense.

No Corinthians, jogadores, comissão técnica e funcionários se reuniram no centro do gramado no CT Joaquim Grava para um minuto de silêncio e oração.

"Ontem e hoje o pensamento é só neles, nos familiares", afirmou o zagueiro Vilson, que jogou na Chapecoense em 2015 e está emprestado ao Corinthians.

"Por ser uma cidade pequena a gente estava sempre unido, o presidente Sandro Pallaoro fazia confraternizações, queria grupo e família unidos. É uma dor muito grande, sonhos interrompidos de um grupo muito alegre e feliz", disse o jogador, que se emocionou durante a coletiva.

No São Paulo, os atletas lembraram de Matheus Caramelo, uma das vítimas fatais. Ele era jogador do São Paulo e estava emprestado à Chapecoense. O time do Morumbi também homenageou Cleber Santana e o comentarista Mário Sérgio, ex-atletas do clube vitimados no acidente.

Cabisbaixos, os jogadores do São Paulo se reuniram no banco de reservas do CT da Barra Funda e depois fizeram uma oração. A equipe ficará de folga até a próxima terça-feira (6).

Na Toca da Raposa II, o Cruzeiro se reapresentou e repetiu os atos dos clubes paulistas ao formar uma roda no centro do gramado e rezar. A mesma atitude foi tomada por jogadores do Grêmio no seu treino.

Homenagens também foram prestadas no futebol europeu. Em jogo válido pela Copa do Rei, contra o Leonesa, no Santiago Bernabéu, os jogadores do Real Madrid entraram em campo com uma camiseta com a mensagem "Todos Somos Chapecoense".

Antes da partida, os jogadores dos dois times se abraçaram no meio-campo e foi respeitado um minuto de silêncio.

Homenagem

Acidente em voo da Chapecoense


Endereço da página:

Links no texto: