Folha de S. Paulo


Antes da Chapecoense, outros acidentes abalaram o esporte; confira

Noticias Telemedellin/Xinhua
Montagem com avião e logo do time catarinense Chapecoense
Montagem com avião e logo do time catarinense Chapecoense

A tragédia que vitimou ao menos 71 pessoas, entre elas jogadores e membros da equipe técnica do time de futebol catarinense Chapecoense, se soma à lista de acidentes aéreos envolvendo equipes esportivas.

Veja abaixo alguns dos principais acidentes aéreos que abalaram o esporte.

TORINO EM 1949

Um dos acidentes de maior impacto na história do futebol foi o que matou 18 jogadores do time italiano do Torino, tetracampeão nacional e que se encaminhava para o quinto título.

Em maio de 1949, o avião, um Fiat G.212, bateu nos muros da basílica de Superga, nos arredores de Turim, na volta de um amistoso contra o Benfica em Lisboa.

Após o acidente, o Torino colocou jogadores das categorias de base para disputar as quatro rodadas restantes do campeonato italiano e conquistou o pentacampeonato.

A equipe do Torino era a base da seleção italiana que disputaria a Copa de 1950, no Brasil. O grupo, no entanto, acabou eliminado ainda na primeira fase. O choque causado pelo acidente de avião foi tamanho que os integrantes da seleção italiana viajaram ao Brasil de navio.

MANCHESTER UNITED EM 1958

Em fevereiro de 1958, um avião da Airspeed Ambassador, da British European Airways, caiu após a terceira tentativa de decolagem no aeroporto de Munique, onde as condições de visibilidade eram ruins devido à neve.

A aeronave levava o time do Manchester United de volta para a Inglaterra após uma partida em Belgrado, na Sérvia, contra o Estrela Vermelha, time local.

Morreram oito jogadores do United. Ao todo, 23 pessoas foram mortas no acidente e 21 sobreviveram.

Ao contrário do Torino, que não conseguiu se reerguer nos anos que se seguiram à tragédia, o Manchester United ganhou a Liga dos Campeões da Europa uma década depois do acidente.

SELEÇÃO OLÍMPICA DA DINAMARCA EM 1960

Em 16 de julho de 1960, o avião De Havilland Dragon Rapide caiu em Oresund, a caminho Jutlândia.

O acidente ocorreu logo após a decolagem do aeroporto de Kastrup, em Copenhague. Ele transportava atletas da seleção dinamarquesa que jogariam os Jogos Olímpicos de Roma. Oito jogadores morreram.

Conforme a Folha informou em 17 de julho de 1960, "algumas testemunhas que presenciaram o acidente disseram que um dos motores parou subitamente e o aparelho perdeu estabilidade até cair no mar".

Tragédia da Chapecoense
Voo que levava delegação de time brasileiro mata 71 pessoas em acidente na Colômbia
Destroços de acidente na Colômbia

GREEN CROSS (CHILE) EM 1961

O voo 210 da LAN caiu na Cordilheira dos Andes em abril de 1961, há 55 anos, portanto. Na tragédia, morreram 24 pessoas —entre eles oito membros do Green Cross, time chileno de futebol.

Eles voltavam de uma partida fora de casa pela Copa do Chile. O último contato dos pilotos com controladores aéreos aponta para a formação de uma camada de gelo nas asas e turbinas que poderiam ter levado à queda da aeronave.

Parte da fuselagem do avião foi encontrada 54 anos depois, em fevereiro de 2015, por montanhistas que escalavam os Andes.

THE STRONGEST EM 1969

Em um acidente sem sobreviventes em 26 de setembro de 1969, o avião Douglas DV-6, que levava o The Strongest, da Bolívia, bateu na região montanhosa de Viloco, a 150 km ao sul de La Paz. Havia 74 pessoas a bordo, 16 jogadores e três integrantes da comissão técnica.

O jogador brasileiro Nilton Pinto tinha um acerto verbal com o time, mas não viajou com a equipe porque o Strongest ainda não havia feito o depósito de sua contratação ao Always Ready, seu clube na época.

OLD CHRISTIANS CLUB (URUGUAI) EM 1972

Em outubro de 1972, um avião com 45 pessoas, entre elas jogadores e membros da equipe técnica do time de rúgbi uruguaio Old Christians Club, caiu na Cordilheira dos Andes. Dos 29 sobreviventes, oito morreram em decorrência de uma avalanche dias depois.

Os demais sobreviveram comendo partes dos corpos de passageiros que morreram no voo. Deles, 16 foram resgatados mais de 70 dias após a tragédia. A história deu origem ao filme "Vivos", de 1993.

EMBASSY HILL EM 1975

Também em um dia 29 de novembro, em 1975, a equipe de automobilismo Embassy Hill, fundada fundada pelo bicampeão Graham Hill, sofreu um acidente de avião.

O time voltava para a Inglaterra em um monomotor Piper PA-23 e caiu em um campo de golfe, após tentar pousar no aeródromo de Elstree, perto de Londres, em condições de neblina.

Morreram, além de Graham, o piloto Tony Brise, o projetista Andy Smallman, o chefe de equipe Ray Brimble e os mecânicos Terry Richards e Tony Alcock.

Era Graham Hill que pilotava a aeronave, que não estava registrada naquele momento. A licença britânica de Hill para voar sob as condições climáticas do momento do acidente estava vencida.

ALIANZA LIMA EM 1987

O então líder do Campeonato Peruano voltava de Pucallpa, onde no dia anterior havia vencido o Deportivo por 1 a 0. O avião Fokker F27, da Marinha do Peru, caiu no mar, próximo ao distrito de Ventanilla. Saldo de 43 mortos, entre jogadores, comissão técnica, torcedores e tripulação. Apenas o piloto sobreviveu.

ZÂMBIA EM 1993

Em 29 de abril de 1993, a Folha informou o acidente ocorrido com a seleção de futebol da Zâmbia.

Em "Avião cai no mar e mata 18 jogadores de Zâmbia", relatou-se que a queda do avião militar Buffalo CT-15, de fabricação canadense, matou 30 pessoas, entre elas os 18 atletas.

A equipe seguia para Senegal, onde enfrentaria a seleção local em jogo válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo dos EUA-1994. O aeronave caiu próxima à costa do Gabão, no oceano Atlântico. Não houve sobreviventes.

Acidente em voo da Chapecoense


Endereço da página:

Links no texto: