Folha de S. Paulo


Chefe do COI elogia Jogos do Rio e pede comprometimento de próximas sedes

Tóquio e as próximas sedes das Olimpíadas devem fazer um "comprometimento firme" para realizar os Jogos, disse o chefe do COI (Comitê Olímpico Internacional) Thomas Bach nesta segunda-feira (28), em reunião de organizadores dos Jogos de Tóquio-2020.

Em uma mensagem de vídeo exibida em evento na capital japonesa, Bach chamou a Rio-2016 de "Jogos maravilhosos" realizados numa "cidade maravilhosa".

"Organizar os Jogos Olímpicos é um processo intenso que requer criatividade, disciplina e colaboração com muitas pessoas", afirmou.

"Mais importante, requer comprometimento firme".

A reunião durou três dias e envolveu oficiais do alto-escalão do COI e organizadores dos Jogos no Rio e em Tóquio, bem como dos Jogos de Inverno de 2018 (Pyeongchang, na Coreia do Sul) e de 2022 (em Pequim, na China). Também participaram a governadora de Tóquio, Yuriko Koike e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Bach já havia elogiado os jogos do Rio, que foram vistos como bem-sucedidos apesar da crise política e econômica no Brasil e dos problemas de segurança.

Koike, que agora está numa luta por corte de gastos na Tóquio-2020, disse na reunião que quer aprender com o Rio.

O Japão procura maneiras de economizar depois de avisos de que a Olimpíada no país poderia chegar ao custo de U$ 30 bilhões (aproximadamente R$ 102 milhões) –quatro vezes mais do que a estimativa inicial e o triplo do valor gasto nos Jogos de Londres-2012.

Entre as opções, estão a realocação de locais de provas de canoagem, remo e vôlei, e a diminuição dos planos para um novo espaço para a natação.

Koike e Bach concordaram no último mês em criar um grupo para controlar os gastos.


Endereço da página:

Links no texto: