Folha de S. Paulo


PM se desculpa após impedir criança de entrar no Allianz com rosto pintado

Reprodução/Twitter/dga_1987
Criança pinta rosto e PM manda retira pintura --- Infelizmente minha pequena foi obrigada a lavar o rosto, pois a Pm não permitiu a entrada dela -- https://twitter.com/dga_1987/status/800396485955305472
PM impede criança de entrar com rosto pintado no Allianz Parque

A Polícia Militar se desculpou após ter impedido a menina Maria Eduarda Ribeiro Nepomuceno, 7, de entrar no Allianz Parque com o rosto pintado para assistir à partida entre Palmeiras e Botafogo no domingo (20), pelo Brasileiro.

Em nota, a PM afirma que "faltou bom senso ao policial", já que a criança não poderia oferecer "nenhum risco à segurança do evento".

Segundo o pai de Maria Eduarda, Edgar Nepomuceno, a justificativa da polícia foi somente a de que não poderia entrar com o rosto pintado no local. A menina então teve o rosto lavado e adentrou no estádio.

Historicamente, a PM já barrou torcedores adultos com o rosto pintado sob a argumentação de que as pinturas dificultam a identificação das pessoas. No passado, a mesma argumentação foi utilizada para que a entrada com máscaras fosse proibida em estádios.

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA

A Polícia Militar informa que, embora exista efetivamente a proibição de adentrar ao estádio com o rosto coberto, seja por meio de pintura, máscara ou outro meio que dificulte a identificação de pessoas pelas câmeras de segurança, a avaliação do Comando da PM é que faltou bom senso ao policial que impediu a entrada de uma criança, que risco nenhum poderia oferecer à segurança do evento. Estão sendo adotados procedimentos para que situações semelhantes não mais ocorram. A Polícia Militar pede desculpas pelo ocorrido.


Endereço da página: