Folha de S. Paulo


Hamilton se aproxima de Senna em poles e pode passar Prost em vitórias

A possibilidade de se manter na briga pelo título mundial desta temporada é o que move Lewis Hamilton, 31, neste final de semana de GP Brasil de F-1.

Mas, após o treino classificatório deste sábado, o inglês se colocou em boa situação para superar marcas históricas de Alain Prost e Ayrton Senna.

Com a pole position conquistada em Interlagos, Hamilton chegou a 60 na carreira e 11 nesta temporada. Agora, ele está a apenas cinco de igualar Senna, que durante muito tempo deteve o recorde –hoje, o primado é de Michael Schumacher, com 68.

Uma volta 360° na pista de Interlagos

Veja o vídeo 360º em dispositivos móveis.

Curiosamente, tanto Hamilton (32%) quanto Senna (40%) têm uma porcentagem de poles maior do que a do alemão (22%).

"Ter tantas pole positions é uma mostra verdadeira do trabalho de equipe de todos. É o melhor que eu poderia ter esperado ao vir para o Brasil. E é só minha segunda pole aqui", disse o inglês, que nunca venceu em São Paulo.

Se vencer, Hamilton obrigatoriamente adia a decisão do título para a etapa de Abu Dhabi, a última do ano, que ocorrerá no dia 27.

Mas ao menos uma façanha ele já terá em mãos: uma eventual primeira posição representará o 52º triunfo de sua carreira, deixando para trás Prost e se isolando como segundo maior vencedor em todos os tempos.

Este recorde também cabe a Schumacher. O heptacampeão mundial tem incríveis 91 vitórias –ganhou praticamente 30% das provas que disputou. Senna obteve 41 vitórias ao longo das temporadas em que permaneceu na F-1.

O percentual de triunfos do inglês é de 27%, próximo do de Schumacher.

Veja especial F-1


Endereço da página:

Links no texto: