Folha de S. Paulo


São Paulo dá fim a jejum, goleia Corinthians e se afasta do descenso

Rubens Cavallari/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL. 05-11-2016. 19h57min27s. São Paulo e Corinthians pela 34ª rodada da serie A do Campeonato Brasileiro 2016 no estádio Cicero Pompeu de Toledo no Morumbi. (foto: Rubens Cavallari/Folhapress, VENCER, **** EDICAO NORMAL****). ***EXCLUSIVO AGORA***EMBARGADA PARA VEICULOS ON LINE***UOL E FOLHA.COM E FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA SÃO PAULO***f: 3224-2169, 3224-3342. *filename:F76U7132.JPG* (TRAX NUMBER: 10066852A) ORG XMIT: F76U7132.JPG
Lance da partida entre São Paulo e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro

O São Paulo deu fim a um jejum que já durava 13 anos pelo Campeonato Brasileiro, neste sábado (5).Desde 2003, o time tricolor não vencia o Corinthians no Morumbi pelo torneio nacional.

Além de acabar com a sequencia negativa, os 4 a 0 aplicados igualaram a maior vantagem são-paulina sobre um de seus maiores rivais desde 2005, quando fez 5 a 1 no estádio do Pacaembu.

O resultado construído por Cueva, David Neres, Chávez e Luiz Araújo deixa a equipe praticamente fora do risco de rebaixamento. Com 45 pontos, saltou para a 11ª colocação e está a nove pontos do Vitória, primeiro time dentro da zona do descenso.

Com mais de 53 mil torcedores, o São Paulo não teve dificuldades e abriu o placar aos 14 min do primeiro tempo, após um pênalti cometido por Fagner e que gerou muita reclamação dos corintianos. Cueva converteu.

Na etapa final, o jovem atacante David Neres, 19, fez o segundo, o seu primeiro em um clássico com a camisa tricolor. Sete minutos mais tarde, Chávez ampliou.

Vindo do Boca Juniors, ele não marcava pela equipe havia desde setembro, quando anotou contra o Figueirense, pela 24ª rodada do Nacional.

"É ótimo fazer um gol no clássico. É muito lindo, muito emocionante", disse o argentino na saída do gramado ao canal SporTV.

Já nos acréscimos, mais um garoto da base são-paulina apareceu para sacramentar a goleada. Cara a cara com o goleiro Cássio, Luiz Araújo não desperdiçou a chance e fechou o placar. O gol foi o primeiro do garoto de 20 anos pelo São Paulo.

"O gol não poderia vir em hora melhor. Um clássico contra o Corinthians e o São Paulo precisando sair vitorioso. É uma coisa que não tem como explicar. Só quem está ali dentro sabe", afirmou.

O placar elástico pode dar tranquilidade para um clube que sofreu com crises políticas e com as críticas da torcida. Nesta reta final, porém, a equipe foi abraçada pelos fãs, que lotaram o Morumbi em noite fria na capital paulista.

Com o jogo praticamente definido, a torcida entoou o canto de "olé", cenário inimaginável há pouco menos de três mês, quando organizadas invadiram o centro de treinamento, agrediram jogadores e depredaram o patrimônio do clube.

Para espantar de uma vez o risco de queda, o São Paulo precisa vencer o próximo jogo contra o Grêmio, na quinta-feira (17), às 19h30, novamente no Morumbi.

COMPLICOU

Já o Corinthians se complicou ainda mais nas suas pretensões de chegar à Libertadores do próximo ano. Com 50 pontos ganhos, o clube está na sétima colocação e pode ser ultrapassado por Grêmio e Fluminense, que ainda jogam na rodada.

O Atlético-PR, primeiro time dentro do G6 tem 51 pontos e pode chegar aos 54 em caso de vitória no domingo sobre o Vitória.

Para ainda sonhar com o torneio continental, o clube terá pela frente mais quatro jogos: Figueirense, fora de casa, Internacional e Atlético -PR dentro de casa, e fecha sua participação no Brasileiro diante do Cruzeiro, em Minas Gerais.

"Faltou tudo. Time não jogou bem. Até o primeiro tempo foi equilibrado. São Paulo teve domínio no segundo tempo. Perder assim um clássico chateia muito. Vamos ter que melhorar mais para nossa próxima se recuperar", afirmou o goleiro Cássio.

"O Corinthians saiu daqui com o resultado que mereceu, porque não fomos bem", disse o lateral Fagner.


Endereço da página: