Folha de S. Paulo


Maior artilheiro da história das Copas, Klose oficializa aposentadoria

Recordista de gols na história das Copas do Mundo, Miroslav Klose encerrou de maneira oficial sua carreira como jogador e passará a integrar de maneira imediata a comissão técnica da seleção da Alemanha, anunciou a Federação Alemã de Futebol (DFB).

O atacante marcou 16 gols em quatro Copas do Mundo: Coreia do Sul e Japão-2002, Alemanha-2006, África do Sul-2010 e Brasil-2014. Ele ultrapassou Ronaldo na estatística ao marcar um dos sete gols da Alemanha na semifinal contra os brasileiros na Copa de 2014.

Klose, 38 anos, teve o contrato com a Lazio encerrado em junho e desde então estava sem clube. Alguns clubes demonstraram interesse em sua contratação, mas o atacante optou pelo adeus ao futebol.

Klose iniciou a sua carreira no Homburg, em 1998, e chamou a atenção no Kaiserslautern, clube que defendeu de 1999 a 2004. Ainda no futebol alemão, teve passagem de sucesso pelo Werder Bremen entre 2004 e 2007 e viveu o auge no Bayern de Munique, entre 2007 e 2011. Já consagrado, defendeu a Lazio por cinco anos antes de encerrar a carreira.

NOVA CARREIRA

Segundo a Federação Alemã, Klose participará de um programa de formação dentro da seleção do país para se tornar técnico. Além do trabalho de formação, requisito para obter a licença de técnico na Alemanha, Klose, de 38 anos, se envolverá com questões relativas à seleção principal e também atuará em programas relacionados com as categorias de base.

O ex-artilheiro já estará com o técnico da Alemanha, Joachim Löw, para a partida de 11 de novembro contra San Marino, válida pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018, e para o amistoso quatro dias depois contra a Itália.

A última vez que Klose vestiu a camisa da seleção alemã foi na decisão da Copa do Mundo de 2014, no Maracanã, quando a equipe venceu a Argentina, por 1 a 0, e conquistou o tetracampeonato. O atacante jogou 137 partidas com a seleção, marcando 71 gols, sendo o maior artilheiro da história da seleção e o segundo jogador com mais jogos, atrás de Lothar Matthaüs, com 150.

"Meus maiores sucessos foram alcançados com a seleção, por isso decidi voltar. Nos últimos meses, amadureci a ideia de seguir no campo, mas em outra perspectiva, a de técnico. Ler uma partida, me preparar detalhadamente e desenvolver táticas e estratégias são coisas que já me interessavam como jogador", disse Klose.

Löw celebrou o fato de ter o ex-jogador agora como seu assistente. "Posso confiar nele plenamente. É um exemplo como pessoa e como atleta, que faz tudo para o sucesso da equipe", afirmou.

Marcus Brandt - 8.jul.14/Efe
NIC. Belo Horizonte (Brazil), 08/07/2014.- Germany's Toni Kroos (R) celebrates with his teammates Miroslav Klose (L) and Sami Khedira (bottom) after scoring a goal during the FIFA World Cup 2014 semi final match between Brazil and Germany at the Estadio Mineirao in Belo Horizonte, Brazil, 08 July 2014. (RESTRICTIONS APPLY: Editorial Use Only, not used in association with any commercial entity - Images must not be used in any form of alert service or push service of any kind including via mobile alert services, downloads to mobile devices or MMS messaging - Images must appear as still images and must not emulate match action video footage - No alteration is made to, and no text or image is superimposed over, any published image which: (a) intentionally obscures or removes a sponsor identification image; or (b) adds or overlays the commercial identification of any third party which is not officially associated with the FIFA World Cup) (Brasil, Alemania, Mundial de Fútbol) EFE/EPA/MARCUS BRANDT EDITORIAL USE ONLY ORG XMIT: nic
Jogadores da Alemanha comemoram um dos gols da goleada sobre o Brasil

Endereço da página:

Links no texto: