Folha de S. Paulo


Hamilton vence no México e diminui diferença para Rosberg para 19 pontos

PEDRO PARDO/AFP
Mercedes AMG Petronas F1 Team's British driver Lewis Hamilton powers his car during the Formula One Mexico Grand Prix at the Hermanos Rodriguez circuit in Mexico City on October 30, 2016.
Britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, durante o Grande Prêmio do México

O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu o Grande Prêmio do México de Formula 1 e adiou a decisão do título do Mundial de Pilotos. Foi a 51ª vitória da carreira de Hamilton.

Seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, chegou em segundo. Com o resultado, a vantagem do alemão na liderança caiu para 19 pontos.

Em terceiro lugar, chegou a Red Bull de Max Verstappen, seguido do alemão Sebastian Vettel, da Ferrari. A posição gerou polêmica após Verstappen usar a parte de fora da pista para evitar a ultrapassagem de Vettel.

Pelo rádio, a Red Bull mandou o piloto ceder a posição, mas ele não obedeceu. Após o fim da corrida, a organização da prova puniu Verstappen em cinco segundos, e Vettel foi quem subiu ao pódio.

A próxima etapa do campeonato será realizada em São Paulo, no autódromo de Interlagos, entre os dias 11 e 13 de novembro.

Neste domingo (30), Hamilton não desperdiçou a pole position e largou bem, mantendo a ponta desde o apagar das luzes. O britânico deu um susto quando os pneus travaram e o carro foi jogado para a grama, mas conseguiu se recuperar sem perder a posição.

Um choque entre os carros logo após a largada fez Pascal Wehrlein, da Manor, abandonar a prova ainda na primeira volta. O safety car entrou na pista, e permaneceu por três voltas.

Na 17ª volta, Hamilton foi aos boxes para colocar pneus médios, e cedeu a ponta a Rosberg, voltando em quarto. Quando o alemão fez sua parada para colocar os mesmos pneus, na 21ª, voltou em terceiro, atrás de Vettel e Hamilton e à frente das Red Bull.

A estratégia da Ferrari de fazer uma única parada surpreendeu os rivais. Com 30 voltas, Vettel seguia usando os pneus macios da largada. Na 32ª volta, Vettel colocou pneus médios e retornou à pista em sexto.

Na 50ª volta, Verstappen, que vinha ameaçando Rosberg, conseguiu ultrapassar o alemão, mas passou direto na curva seguinte, e o adversário retomou a posição.

Na 59ª volta, Hamilton chegou a sete segundos sobre Rosberg e passou a apenas administrar a vantagem.

Massa terminou a prova na mesma nona posição em que largou, enquanto Nasr terminou em 16º após largar em 19º.


Endereço da página: