Folha de S. Paulo


Uma semana atrasada, organização da Rio-2016 ainda não quitou reembolsos

Uma semana depois do vencimento do prazo estipulado pelo Comitê Organizador Rio-2016 para pagar os consumidores que solicitaram o reembolso de ingressos comprados para a competição, milhares de torcedores ainda não receberam o valor a que têm direito.

"Eu recebi o e-mail, enviei as minhas informações conforme eles pediram, mas até agora nada do depósito. Até liguei na central de atendimento. Eles confirmam o valor que tenho a receber, mas não falam em datas", afirma o advogado Marcus Castro, que diz ter R$ 18 mil a receber da Rio-2016.

O mesmo aconteceu com a paulistana Erika Dobelin, 33, que já confirmou seus dados, mas até agora não foi paga.

"Você liga lá e não sabem informar quando vão pagar."

O diretor de comunicação do comitê organizador, Mario Andrada, também não crava uma data, mas planeja que até esta sexta (28) todos os que já responderam o e-mail confirmando os dados bancários recebam o depósito.

"Não quero comemorar nada ainda, só quando pagar o último cidadão, mas estamos bem. Já pagamos mais da metade das pessoas [de um total de 140 mil]. Até sexta queremos pagar todos", afirma.

É o caso da bancária Camila Lima, 33, que recebeu de volta os exatos R$ 1.830 solicitados de reembolso.

"Tive de envolver o Procon e só então fizemos um acordo. Levou dois meses, mas recebi tudo certinho na última sexta (21)", conta ela.

Com Henrique Enriquez foi menos complicado: "Mandei o e-mail e me depositaram".

Outros consumidores reclamam que os valores reembolsados não batem com os gastos na compra.

"O meu reembolso veio na terça (25), mas parcial. Dos R$ 2.850 a que tenho direito, faltaram R$ 150", revela o metroviário Edivan Santos Júnior, de 37 anos.

Ele desconfia que os ingressos que comprou para a Paraolimpíada não foram incluídos neste depósito.

A organização, no entanto, diz que casos como o dele devem ser tratados como erros, e que não distingue Paraolimpíada e Olimpíada.

"Nesses casos, o consumidor deve nos contatar novamente e reportar o ocorrido", orienta Andrada.

Segundo ele, é o mesmo procedimento que deve ser tomado pelas 20 mil pessoas que ainda não responderam o e-mail (ou não o receberam) confirmando os dados.

"Se todo mundo mandar os dados certinhos até amanhã [esta quinta], conseguiremos pagar até segunda (31)", promete o diretor.

O comitê informa que divulgará um relatório nesta quinta (27) com o número de consumidores pagos.

"A melhor forma de fazer os reembolsos seria eletronicamente, mas ocorreram problemas técnicos. Agora estamos fazendo do pior jeito, manualmente. Considerando uma operação assim, a questão logo estará fora da lista", diz Andrada.

O dirigente diz que o pior momento já passou.

"Agora, com os reembolsos saindo, a sensação de crise deve passar", afirma.

Para o analista financeiro Gabriel Souza, será preciso paciência. "Um evento deste porte, e o pessoal no esquema e-mail e planilha? Vai demorar", prevê.

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O QUE FAZER SE...
... já recebi o e-mail, mas não o reembolso
Contate a organização (tel. 21 3004-2016) para checar se seus dados e o valor a que tem direito estão corretos

... recebi o reembolso, mas o valor está errado
Avise o comitê pelo telefone. A promessa é avaliar caso a caso

... não recebi o e-mail
Pelo mesmo telefone, solicite à organização que o reenvie

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CRONOLOGIA DOS INGRESSOS

Jan. 2015
Começa o cadastramento para a compra de ingresso. Em junho e agosto, entradas são distribuídas após dois sorteios

Out.2015
Começa a funcionar com mais fôlego a plataforma on-line da organização para a revenda dos ingressos não utilizados

5.ago.2016
Começam os Jogos; tíquetes são vendidos até o seu fim

18.set.2016
Com o fim dos Jogos Paraolímpicos, o Comitê Rio 2016 reafirma que fará os reembolsos aos consumidores em até 30 dias. Porém, decorrido um mês do final, restam 140 mil sem receber


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