Folha de S. Paulo


Por final da Copa do Brasil, clubes terão calendário apertado

Lucas Uebel/Gremio FBPA/Divulgação
RS - FUTEBOL/COPADO BRASIL 2016/GREMIO X PALMEIRAS - ESPORTES - Torcida do Gremio antes da partida entre Gremio e Palmeiras disputada na noite desta quarta-feira, na Arena, valida pela oitavas de final da Copa do Brasil 2016. FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Lance do jogo entre Grêmio e Palmeiras, pela rodada de ida das quartas de final da Copa do Brasil

Priorizar a Copa do Brasil ou o Campeonato Brasileiro é um dilema que os clubes vivem anualmente devido ao calendário apertado do futebol no país. Neste ano, a história não é diferente.

O clube que chegar à final da competição mata-mata realizará 12 jogos em 47 dias, o que representa uma partida a cada quatro dias, e as pretensões no torneio mais importante do Brasil podem ser prejudicadas.

A maratona de jogos começará nesta quarta-feira (19), quando as partidas de volta das quartas de final da Copa do Brasil serão disputadas, e se encerrará no dia 4 de dezembro, na última rodada do Brasileiro.

Os clubes que deixam mais claras as suas prioridades são Palmeiras e Internacional, que vivem situações opostas no Campeonato Brasileiro.

Na liderança do Nacional, a equipe alviverde é a atual campeã da Copa do Brasil e não vence o Brasileiro há 22 anos.

Na chegada a São Paulo, após a vitória sobre o Figueirense, em Santa Catarina, Cuca revelou a sua preferência.

"Há muitos anos que o Palmeiras busca esse título [brasileiro]. Se for analisar, está mais próximo que a Copa do Brasil. Se tiver de priorizar, vai ser priorizado o Brasileiro", disse o treinador.

O desgaste físico é o principal fator para que o técnico palmeirense opte por um time misto, ou até mesmo o reserva. Gabriel Jesus é um dos titulares que têm lugar praticamente garantido para jogar nesta quarta, às 21h45, em São Paulo, diante do Grêmio.

O atacante levou o terceiro amarelo na última rodada do Nacional e não poderá enfrentar o Sport no domingo (23). Assim, ele não deve ser poupado diante dos gaúchos.

O jogo de ida foi 2 a 1 para os gremistas, e uma vitória por 1 a 0 garante os palmeirenses na semifinal.

Já o Inter vive o oposto. Na 16ª colocação do Brasileiro, e a um ponto da zona de rebaixamento, a equipe colorada está ameaçada de sofrer a sua primeira queda na história e não quer correr riscos.

Edu Andrade/Fatopress/Folhapress
Sasha, do Inter, comemora seu gol na vitória sobre o Flamengo, por 2 a 1, no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), pelo Campeonato Brasileiro
Sasha comemora gol do Inter em partida contra o Flamengo pelo Brasileiro

No primeiro jogo, em que foi derrotado pelo Santos por 2 a 1, na Vila Belmiro, o time que foi a campo era praticamente reserva. Às 19h30 desta quarta, o esquema deve se repetir.

"Mais importante que quarta-feira [Copa do Brasil] é nosso momento no Brasileiro. Temos quarta e depois o final de semana. Será decisivo, e temos de tomar as medidas corretas", afirmou o técnico Celso Roth após vencer o Flamengo no Beira Rio.

No domingo, o time enfrenta o Grêmio em um dos maiores clássicos do Brasil, o que reforça ainda mais a hipótese de uma equipe mista contra o Santos.

Uma saída da Copa do Brasil agora dará mais tempo de treino aos técnicos. Sem a competição mata-mata no caminho, as equipe jogariam uma vez a cada seis dias.

FORÇA TOTAL

Com situações menos delicadas no Campeonato Brasileiro, Santos, Grêmio, Atlético-MG, Corinthians e Cruzeiro não devem poupar forças.

Os santistas estão na quarta colocação, a nove pontos do líder Palmeiras, e a briga pelo título ficou distante, restando apenas sete rodadas para o fim da competição.

Como neste ano o Brasileiro irá disponibilizar seis vagas para a Libertadores, o time para enfrentar o Inter deve ser o principal.

Momento parecido passa o Atlético-MG. Após a derrota para o Botafogo no domingo, a equipe mineira ficou a oito pontos da ponta, o que deixou mais complicada a briga pela taça.

A Copa do Brasil será um alento para o clube, que conquistou pelo menos um título em cada um dos últimos quatro anos.

O seu adversário desta quarta, o Juventude, já conseguiu o seu objetivo no ano, que era subir para a Série B do Brasileiro, e agora tenta ser a surpresa entre os times da elite.

O Grêmio já deixou claro que a prioridade é o mata-mata. Na rodada passada do Campeonato Brasileiro, Renato Gaúcho colocou um time todo reserva para enfrentar o Santos, visando à partida das quartas de final.

Corinthians e Cruzeiro, que se enfrentam às 21h45 (com Globo), devem ter todos os jogadores à disposição.

Rodrigo Gazzanel/ Ag. Corinthians
CUIABA,MT - Comemoracao de gol - Corinthians x Santa Cruz, na Arena Pantanal. (FOTO: Rodrigo Gazzanel/ Ag. Corinthians) ORG XMIT: Treino do Corinthians ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Jogadores do Corinthians comemoram gol no Itaquerão

Endereço da página:

Links no texto: