Folha de S. Paulo


Próximos cinco jogos de Palmeiras e Flamengo podem definir o campeão

Rubens Cavallari/Folhapress
Leandro Pereira comemora seu gol na vitória do Palmeiras sobre o Coritiba, por 2 a 1, pela 27ª rodada do Brasileiro, no Allianz Parque
Leandro Pereira comemora gol diante do Coritiba, no Allianz Parque

Principais candidatos ao título, Palmeiras e Flamengo terão uma sequência de adversários praticamente opostas nas próximas cinco rodadas do Campeonato Brasileiro, o que pode determinar o futuro das equipes na competição, principalmente, para o clube carioca.

Desde quando assumiu a segunda colocação na 22ª rodada e se colocou como um forte postulante ao troféu, o Flamengo não teve uma sequência tão difícil.

O time rubro-negro colocará a invencibilidade de nove jogos e a segunda melhor campanha do returno à prova diante de três rivais que brigam por vaga na próxima edição da Libertadores (Fluminense nesta quinta-feira (13), às 21h, em Volta Redonda, Corinthians e Botafogo), um que ainda tenta o título (Atlético-MG) e outro grande que tenta escapar do rebaixamento (Internacional). Dos cinco jogos, fará apenas dois como mandante.

Foi justamente quando teve a sequência mais complicada que o Palmeiras ganhou moral para o restante da competição. Contra Fluminense, São Paulo, Grêmio, Flamengo e Corinthians, o time alviverde somou 11 dos 15 pontos possíveis e não permitiu que seu rival assumisse a ponta.

Desde então, somou mais nove pontos contra adversários que lutam contra o rebaixamento. Das próximas cinco partidas, quatro serão novamente contra equipes que tentam evitar o descenso (Cruzeiro nesta quinta, às 19h30, em Araraquara, Figueirense, Sport e Inter) e uma outra candidata ao título (Santos). Destes, o clube será mandante em três.

Contra o Cruzeiro, o jogo está marcado para Araraquara devido ao concerto do italiano Andrea Bocelli no estádio Allianz Parque.

Diante desses adversários, o Palmeiras defenderá a melhor campanha do returno e uma invencibilidade de 12 jogos na competição. A última derrota foi para o Botafogo, em 31 de julho.

No primeiro turno, o Flamengo somou sete pontos dos 15 possíveis nesta sequência. Já o Palmeiras faturou dez contra esses rivais.

Se as equipes repetirem o desempenho, o clube alviverde abrirá seis pontos na liderança após o término da 34ª rodada —restariam quatro.

Levi Bianco/Brazil Photo Press/Folhapress
Felipe Vizeu do Flamengo comemora seu gol durante partida contra o Santa Cruz
Felipe Vizeu, do Flamengo, comemora seu gol em partida contra o Santa Cruz

EQUIPES

O Palmeiras terá força máxima contra o Cruzeiro. O atacante Gabriel Jesus e o zagueiro Mina, que estavam com as seleções brasileira e colombiana, respectivamente, foram relacionados para a partida desta quinta-feira.

Eles, porém, não estão confirmados como titulares. O atacante marcou o primeiro gol da vitória brasileira sobre a Venezuela, em Mérida, enquanto o zagueiro livrou sua seleção da derrota para o Uruguai, em Barranquilla, com um gol aos 39 minutos da etapa complementar.

Para evitar um desgaste maior, o jogador retornou para São Paulo no jatinho do presidente Paulo Nobre.

Já o Flamengo deverá contar com o goleiro Muralha e o atacante Paolo Guerrero. O primeiro foi convocado, mas não atuou pela seleção brasileira, enquanto Guerrero foi titular nos dois jogos da seleção peruana, inclusive marcando gol no empate contra a equipe da Argentina.

É muito provável que Muralha seja titular, enquanto Guerrero deve ser preterido e ficar no banco para o atacante Leandro Damião.


Endereço da página:

Links no texto: