Folha de S. Paulo


Oswaldo deixa o Sport e encaminha acerto com o Corinthians

O técnico Oswaldo de Oliveira, 65, deverá ser anunciado como novo técnico do Corinthians nesta quarta-feira (12). Ele pediu demissão do Sport na noite desta terça-feira após se reunir com dirigentes da equipe pernambucana em Chapecó, onde o clube enfrenta a Chapecoense nesta quarta, às 11h, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar do pedido de demissão, o treinador ainda dirige o time rubro-negro contra a Chapecoense.

O presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, ainda não confirma o acerto com o treinador, mas admite que as conversas estão em andamento.

"Ainda não temos nada acertado. Se tivesse eu falaria. Estamos conversando, porque toda conversa foi dirigida da para acertar a partir de janeiro", disse Roberto de Andrade em entrevista à ESPN Brasil. "Tenho um apreço muito grande pelo Oswaldo. Aquilo que o Corinthians precisa e necessita ele tem todos os pré-requisitos", acrescentou.

Oswaldo chegou a ser sondado pelo clube em junho, quando Tite fechou com a seleção. Na oportunidade, a equipe contratou Cristóvão Borges, que ficou menos de 90 dias no cargo.

Assim que definiu a dispensa de Cristóvão em setembro, Roberto de Andrade efetivou Fábio Carille, auxiliar da comissão permanente do clube, no cargo de técnico. Dois dias depois, o time mudou a versão e não garantiu mais o auxiliar no comando.

Carille vai comandar o clube pela última vez diante do Santa Cruz nesta quarta-feira (12), às 21h45, na Arena Pantanal.

RETORNO

Oswaldo de Oliveira vai dirigir o Corinthians pela terceira vez. Em 1999, iniciou sua carreira de treinador na própria equipe alvinegra com um desempenho excelente. Ele conquistou um Campeonato Paulista, um Brasileiro e no ano seguinte faturou o Mundial de Clubes da Fifa.

Em 2004, retornou ao Corinthians, mas sua passagem durou quatro meses e foi encerrada com um aproveitamento de apenas 37,5%.

Desde os títulos conquistados com a equipe alvinegra, Oswaldo não ganhou mais títulos nacionais —venceu apenas Estaduais.

O treinador é o único que já comandou os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo. Ele também tem no currículo uma passagem pelo Cruzeiro.

Fora do Brasil, treinou o Kashima Antlers, do Japão. Foram quatro anos no país asiático. Ganhou oito troféus, entre eles três campeonatos nacionais. Oswaldo trabalhou também no Qatar, onde comandou o Al-Ahli.

No Sport desde abril, comandou a equipe em 33 jogos, com nove vitórias, nove empates e 15 derrotas.


Endereço da página:

Links no texto: