Folha de S. Paulo


Rosberg é o mais rápido nos treinos e larga na pole position no GP do Japão

TOSHIFUMI KITAMURA/AFP PHOTO
Mercedes AMG Petronas F1 Team's German driver Nico Rosberg takes a corner during the qualifying session at the Formula One Japanese Grand Prix in Suzuka on October 8, 2016. / AFP PHOTO / TOSHIFUMI KITAMURA ORG XMIT: KIT244
Alemão Nico Rosberg, da Mercedes, durante o treino de classificação do GP do Japão

O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, partirá da pole no Grande Prêmio de Fórmula 1 do Japão, que será disputado no domingo (9) em Suzuka (2 h de Brasília), ao lado de seu companheiro de escuderia Lewis Hamilton, a quem superou neste sábado nos treinos classificatórios.

"Sabia que podia fazer isso", confessou o alemão, líder do Mundial. A Q3 foi "bastante intensa, mas me sentia bem. Sabia que se desse uma boa volta seria suficiente", acrescentou.

E assim ocorreu com sua 13ª volta, na qual superou Hamilton em 13 milésimos, o que, traduzido ao espaço físico a 230 quilômetros por hora, representa 82 centímetros.

Trata-se da 30ª pole position de Rosberg na Fórmula 1, que nas séries classificatórias estabeleceu um novo recorde de pista com uma volta de 1 minuto 30 segundos 647/1000, ou seja, quase dois segundos a menos que em 2015.

O alemão está em um grande momento, e conquistou sua oitava pole na temporada, as mesmas que o tricampeão mundial britânico.

Rosberg se mostrou inalcançável desde o início do Grande Prêmio japonês, sendo o mais rápido nos três treinos livres e na sessão oficial deste sábado (8).

No entanto, ainda não pode comemorar. Em 2014 e 2015 já havia ocupado a pole, mas a vitória ficou com Hamilton.

"Quem conquista a pole nem sempre ganha aqui", lembrou Hamilton, decepcionado, embora sorridente.

Rosberg, que lidera a classificação geral do campeonato mundial, sairá no domingo com uma vantagem de 23 pontos em relação a Hamilton.

Das últimas quatro corridas, Rosberg venceu três, em Bélgica, Itália e Cingapura, e ficou em terceiro lugar em outra, o GP da Malásia, no domingo passado, após uma recuperação espetacular.

Felipe Massa larga na 12ª posição. Felipe Nasr larga em 20º.

GRID DE LARGADA

Nico Rosberg
Lewis Hamilton
Kimi Raikkonen
Max Verstappen
Daniel Ricciardo
Sergio Pérez
Sebastian Vettel
Romain Grosjean
Nico Hülkenberg
Esteban Gutiérrez
Valtteri Bottas
Felipe Massa
Daniil Kvyat
Carlos Sainz Jr
Fernando Alonso
Jolyon Palmer
Jenson Button
Kevin Magnussen
Marcus Ericsson
Felipe Nasr
Estéban Ocon
Pascal Wehrlein


Endereço da página: