Folha de S. Paulo


Inchaço na Libertadores faz CBF cogitar reduzir Copa do Brasil

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) cogita reduzir o número de datas da Copa do Brasil caso as mudanças propostas pela Conmebol para a Libertadores sejam aprovadas.

Em reunião realizada nesta terça (27), no Paraguai, a entidade anunciou que a competição continental deverá ser disputada entre fevereiro e novembro e poderá ter 42 times, contra os 38 atuais.

As modificações no calendário do futebol sul-americano precisam ser ratificadas pelo Conselho da Conmebol, que será realizado provavelmente daqui a três semanas.

Outra mudança que será analisada é a inclusão de dez clubes não classificados para as oitavas de final da competição continental na Copa Sul-Americana, que deverá ser realizada entre os meses de junho e dezembro.

Os campeões dos dois torneios terão vagas na Libertadores do ano seguinte.

Segundo comunicado da Conmebol, as mudanças visam "potencializar a qualidade do futebol sul-americano e impulsionar o desempenho esportivo".

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, afirmou que as modificações não afetarão o calendário do futebol brasileiro.

"Amigos do Brasil: Novo calendário da Libertadores e da Sul-Americana é compatível com o do futebol brasileiro", escreveu em sua conta no Twitter.

A CBF afirmou que participa da reunião em que estão sendo propostas as mudanças nos torneios da Conmebol juntamente com outras federações e que somente após a aprovação das alterações pelo conselho da entidade os detalhes do novo calendário serão anunciados.

De acordo com o calendário da CBF para 2017, a Copa do Brasil terá sete fases com 21 datas e será disputada entre abril e novembro.


Endereço da página:

Links no texto: