Folha de S. Paulo


Libertadores de 2017 será disputada entre fevereiro e novembro

A Conmebol anunciou mudanças no regulamento da Libertadores do ano que vem. O torneio será disputado durante toda a próxima temporada, de fevereiro a novembro.

Segundo a confederação, a decisão foi tomada para "armonizar os calendários da competição com os torneios locais de cada país".

A entidade também anunciou mudanças no número de participantes da competição, que passará a ter 42 equipes classificadas para a primeira fase –contra as atuais 38.

O número total de participantes de cada país será decidido em reunião do Conselho da Conmebol, que deve ser realizado daqui a três semanas.

Outra mudança será a possibilidade de dez clubes não classificados para as oitavas de final da principal competição do continente entrarem na Copa Sul-Americana, que deverá ser realizada entre junho e dezembro.

Os campeões de ambos os torneios terão vaga garantida na Libertadores do ano seguinte.

Segundo comunicado da Conmebol, as mudanças visam "potencializar a qualidade do futebol sul-americano e impulsionar o desempenho esportivo, por meio de uma estratégia integral que permita gerar e reverter mais desenvolvimento e que promova a sustentabilidade dos clubes".

"Por muito tempo os clubes tiveram que optar entre o campeonato local e os torneios continentais. Isso afeta a qualidade de ambas as competições", afirmou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.

Para ele, a mudança "possibilitará melhorar o desempenho esportivo nos torneios nacionais, proteger os jogadores e ainda potencializar a qualidade do futebol nas copas continentais".

CALENDÁRIO BRASILEIRO

A provável mudança no modelo da competição continental, que ainda precisa de uma aprovação, pode interferir diretamente no calendário do futebol brasileiro.

"A CBF, junto com as outras nove Federações filiadas à Conmebol e com a Federação Mexicana, está na sede da entidade pra ouvir uma proposta de mudança nas competições Sul-Americanas. Todos os filiados serão ouvidos para que a ideia final seja remetida ao Comitê Executivo para aprovação. Quando aprovada, a proposta será devidamente anunciada com todos os seus detalhes", afirmou a Confederação em nota.

Pelo Twittrer, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, afirmou que não haveria graves impactos para os brasileiros.

"Amigos do Brasil: O novo calendário da Libertadores e Sul-Americana é compatível com calendário do futebol brasileiro", escreveu.

As modificações no calendário do futebol sul-americano precisam ser ratificadas pelo Conselho da Conmebol, que será realizado provavelmente daqui a três semanas.


Endereço da página:

Links no texto: