Folha de S. Paulo


Um empate pode ser o suficiente para manter a Portuguesa na Série C

Nas chances da Portuguesa de se manter na Série C a única coisa certa é que ela não pode perder para o Tombense, fora, e que o Macaé não pode vencer o Botafogo-SP, em casa.

As duas partidas acontecem às 16h deste domingo (15).

A Portuguesa é atualmente a nona colocada do Grupo B, com 14 pontos. Macaé vem logo à frente, fora da zona de rebaixamento, com um ponto a mais.

Antonio Cicero/Folhapress
Torcedores da portuguesa durante partida entre Portuguesa e Boa Esporte, pela Série C
Torcedores da portuguesa durante partida entre Portuguesa e Boa Esporte, pela Série C

Independentemente de qualquer outro resultado, uma derrota da Portuguesa a levaria à Série D do Brasileiro.

O desfecho seria igual em caso de vitória do Macaé –por mais que o time paulista também ganhe, permaneceria atrás na tabela.

CASO PORTUGUESA VENÇA

Para garantir a permanência, além de terminar à frente no placar contra o Tombense, a Portuguesa terá que torcer por um empate ou uma derrota do Macaé.

Assim, os paulistanos passariam à frente no número de pontos e quem cairia para a Série D seria o time do Rio.

CASO A PORTUGUESA EMPATE

Mesmo que empate contra o Tombense, a Portuguesa tem chances de se manter na primeira divisão.

Para isso, primeiramente o Macaé precisaria perder. Se a derrota dos fluminenses for por dois ou mais gols de diferença, qualquer empate basta à Portuguesa para a permanência. Os times se igualariam no número de pontos, mas os paulistanos ficariam à frente no saldo de gols.

Se a equipe time do Rio perder por apenas um de diferença, o número de pontos, de vitórias e o saldo de gols das duas equipes ficaria igual. O desempate seria no número de gols marcados —atualmente o Macaé tem 15 e a Portuguesa, 13.

Com isso, os paulistanos precisariam marcar três gols a mais que os concorrentes. Uma vez que se o número de gols pró dos dois times terminar empatado na Série C, a Portuguesa ficaria atrás na tabela por ter perdido os confrontos diretos entre as equipes.

Ou seja, se o Macaé perder por 2 a 1, a Portuguesa precisaria empatar, pelo menos, por 4 a 4 para evitar o descenso no critério de desempate.


Endereço da página:

Links no texto: