Folha de S. Paulo


Renato 'voa' e dá vitória para o Santos contra o Corinthians na Vila Belmiro

Baixinho perto dos zagueiros, Renato, 1,78 m de altura, usou a cabeça e a sua experiência para dar a vitória ao Santos sobre o Corinthians, por 2 a 1, neste domingo (11).

Aos 37 anos, o meia santista decidiu a partida. Quando o jogo estava empatado em 1 a 1, se adiantou à zaga em uma cobrança de escanteio aos 40 min e cabeceou para virar um jogo que se encaminhava para igualdade.

Com a ausência de Ricardo Oliveira, o veterano ganhou a faixa de capitão e foi o responsável por comandar o time em campo, função que costuma fazer mesmo quando não tem a braçadeira.

Foi assim quando o Santos sofreu o gol de Marlone, aos 36min do primeiro tempo. Renato corrigiu a marcação do time em campo. Na segunda etapa, a equipe foi mais ofensiva, ao mesmo tempo em que comandada pelo volante, conseguia evitar contra-ataques corintianos.

Aos 25 min, Vitor Bueno não desperdiçou o pênalti sofrido por Luiz Felipe e deixou tudo igual.

O empate, porém, não servia para nenhuma das equipes que ainda sonham com o troféu do Nacional e, aos 30 min, Cristóvão Borges fez uma substituição que mudaria o rumo do jogo.

O técnico corintiano tirou o meia mais ofensivo Giovanni Augusto para colocar Willians, de marcação. Os donos da casa se aproveitaram do recuo corintiano e passaram a dominar a partida.

Aos 40 min então apareceu o "pequeno" Renato. Em meio aos zagueiros Vilson, 1,9 m de altura, e Balbuena, 1,88 m, o volante subiu mais alto que todo mundo e deu a vitória à equipe praiana.

Ao fim do clássico, foi ele quem mais comemorou, chamando a torcida para cantar mais alto e celebrar os 39 pontos e a quinta colocação no Campeonato Brasileiro.

"O Renato não vem de hoje fazendo essa campanha. A sequência em que ele trabalha em todos os jogos, a frequência e o equilíbrio que ele dá para a equipe e liderança que tem é fundamental. Vem a cada dia melhorando mais, é impressionante a longevidade dele", destacou Dorival Jr. após a partida.

Veja vídeo

LONGE DE CASA

O Corinthians amargou neste domingo a sua quarta derrota seguida fora de casa. O último triunfo aconteceu no dia 31 de julho contra o Internacional, no Beira Rio.

"Tivemos um único erro no jogo. O Renato ganhou na cabeça. Foi o primeiro gol que levamos de escanteio. Lutamos, mas infelizmente não foi como queríamos", lamentou o goleiro Cássio.

Apesar do retrospecto desfavorável fora da Arena, os corintianos continuam na quarta posição com 40 pontos.


Endereço da página:

Links no texto: