Folha de S. Paulo


Antes de clássico, Santos e Corinthians jogam sob pressão

Mauro Horita/Agif/Folhapress
 Gol de Marlone - Partida entre Corinthians e Vitória, válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol
Marlone comemora gol durante jogo do Corinthians na Arena

Três dias antes do clássico alvinegro na Vila Belmiro, Corinthians e Santos vão jogar nesta quinta-feira (8) para recuperar o moral perdido em tropeços muito dolorosos.

No Itaquerão, às 19h30, o atual campeão brasileiro enfrentará o Sport tentando esquecer a derrota por 2 a 0 para a Ponte Preta, na rodada passada, em uma atuação péssima que poderia ter terminado em goleada.

O Santos, por sua vez, precisa deixar para trás a derrota por 1 a 0 para o Figueirense, em casa. O time santista jogará às 21h, contra o Internacional, em Porto Alegre.

Se um dos alvinegros for derrotado novamente nesta quinta, chegará ao clássico sob intensa pressão e sob risco de ficar para trás na briga por um lugar entre os quatro primeiros colocados do Brasileiro —que, para os dois clubes, parece mais realista do que a luta pelo título.

FATOR CASA

O Itaquerão, onde o Corinthians ainda não perdeu neste ano, é o porto seguro da equipe, o lugar em que o campeão nacional tem compensado seu mau desempenho como visitante —perdeu seus três últimos jogos fora de casa no Brasileiro.

Mais uma vez, o conforto do lar será a principal arma de uma equipe que tem muitos desfalques e um treinador bastante pressionado.

Os bons resultados em seus primeiros jogos amenizaram um pouco a falta de confiança de boa parte da torcida em Cristóvão Borges, mas os tropeços recentes deixaram o técnico em uma situação incômoda, embora ele diga estar tranquilo.

"Estou focado no que tenho de fazer, um trabalho em que todos os corintianos fiquem felizes e se sintam orgulhosos", disse Cristóvão.

Desfalques não faltam: o técnico não terá o lateral Fagner, que voltou da seleção brasileira com uma indisposição gástrica, o zagueiro Balbuena (suspenso) e o atacante Guilherme (machucado). Eles serão substituídos, respectivamente, por Léo Príncipe, Vilson e Lucca.

Ivan Storti/Santos FC
Ricardo Oliveira comemora gol durante vitoria do Santos sobre o Vasco
Ricardo Oliveira comemora gol durante vitoria do Santos sobre o Vasco

TROPEÇOS

No Santos, o maior problema são os tropeços recentes diante de equipes da parte de baixo da classificação –perdeu para América-MG, Coritiba e Figueirense.

Nesta quinta, mais uma vez o time se verá diante de uma equipe que luta para não cair –o Inter é o 18º colocado.

No Beira-Rio, onde não vence desde 2008, o Santos não terá Thiago Maia, suspenso (será substituído por Léo Cittadini), mas contará com Lucas Lima. Ele estava com a seleção, mas não participou das partidas contra Equador e Colômbia.

"Estou louco para jogar pelo Santos. Tenho tempo para descansar antes do jogo", afirmou o meia.

*

CORINTHIANS
Cássio; L. Príncipe, Vilson, Yago e Uendel; Camacho, Cristian, M. Gabriel, Rodriguinho e Marlone; Lucca. T.: C. Borges

SPORT
Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Rodney Wallace; Rithely, Neto Moura, Diego Souza, Gabriel Xavier e Everton Felipe; Ruiz. T.: O. de Oliveira

Estádio: Itaquerão /Árbitro: João B. de Arruda (RJ) /TV: 19h30, pay-per-view

*

INTERNACIONAL
D. Fenandes; William, Paulão, Ernando e Geferson; Anselmo, Fabinho, Valdívia e Seijas; Nico López e Aylon. T.: C. Roth

SANTOS
Vanderlei; V. Ferraz, L. Felipe, G. Henrique e Zeca; Renato, Léo Cittadini e Lucas Lima; V. Bueno, R. Oliveira e Copete T.: Dorival Júnior

Estádio: Beira-Rio /Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF) /TV: 21h, SporTV


Endereço da página:

Links no texto: