Folha de S. Paulo


Serginho dá adeus à seleção de vôlei em festa para 40 mil pessoas

Bicampeão (Atenas-2004 e Rio-2016 ), o líbero Serginho, 40, se despediu da seleção brasileira masculina de vôlei neste domingo.

O jogo teve clima de festa, mudança de regulamento e ocorreu fora dos tradicionais ginásios fechados.

O palco da despedida foi o estádio Mané Garrincha, em Brasília, que recebeu mais de 40 mil pessoas na vitória do time comandado pelo técnico Bernardinho sobre Portugal por 3 sets a 1, com parciais de 25/20, 20/25, 25/21 e 15/8.

Originalmente o amistoso seguiria as tradicionais regras da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), com todos os sets disputados com 25 pontos. Mas o calor que chegou a 30º C fez com que os organizadores do evento improvisassem durante o jogo: um acordo entre as equipes definiu que o quarto set iria apenas até os 15 pontos.

E o último ponto saiu em um saque de Serginho, o que é proibido em jogos oficiais por se tratar de um líbero. O ídolo não mostrou muita familiaridade com o fundamento, errando o primeiro saque que tentou. No entanto, permitiram uma segunda tentativa, em que conseguiu fazer a bola passar da rede e contou com uma ajudinha dos portugueses, que a deixaram cair na quadra.

"Eu só agradeço ao voleibol, às pessoas que sempre torceram pelo Brasil. Foram muitos anos dedicados à seleção. Não quero ser agradecido, quero agradecer. Pelas pessoas sempre se importarem com a gente", declarou Serginho em entrevista à TV Globo após o jogo festivo.

"As pessoas sempre têm que acreditar em seus sonhos. Eu me sinto igual a todas as pessoas que estão aqui assistindo. Não vamos deixar de lutar, vamos fazer do Brasil melhor, vamos correr atrás dos nossos sonhos", continuou o líbero, que assegurou que não voltará atrás da sua decisão de deixar a seleção.

Em 2012, Serginho tinha anunciado que não vestiria mais a camisa da seleção após a derrota para a Rússia na final dos Jogos de Londres. Voltou atrás três anos depois.

Ele pensa em jogar mais um ou dois anos em clubes antes de parar em definitivo.

O adeus oficial de Serginho das quadras foi no Maracanãzinho, quando a seleção brasileira venceu a Itália e conquistou a medalha de ouro Jogos Olímpicos do Rio.

Além do jogo em Brasília, Serginho também teve uma despedida em Curitiba. No sábado, a seleção venceu os portugueses em jogo disputado na Arena da Baixada, que pertence ao Atlético-PR.


Endereço da página:

Links no texto: