Folha de S. Paulo


Análise

Risco de potência europeia ficar fora da Copa é pequeno, mas existe

Pelo histórico e pelos resultados recentes em Mundiais, a Europa conta com seis potências da bola: Alemanha, Espanha, França, Holanda, Inglaterra e Itália.

Qual o risco de uma dessas seleções ficar fora da Copa do Mundo de 2018, na Rússia?

Pequeno, mas existe. Especialmente para Espanha, França, Itália e Holanda..

Por quê? Porque, resultado do sorteio que definiu os nove grupos das eliminatórias do continente, espanhóis e italianos estão na mesma chave. O mesmo acontece com franceses e holandeses.

E por que esses "grandes" estão na mesma chave?

Porque, à época do sorteio (final de julho de 2015), França e Itália não estavam suficientemente bem colocadas no ranking da Fifa, e por isso não foram cabeças de chave –Romênia e País de Gales tiveram essa vantagem.

Como apenas o campeão de cada grupo vai direto para o Mundial, duas das citadas potências terão de lutar para ficar entre os vices de suas chaves, a fim de tentar a classificação via repescagem, que oferecerá quatro passaportes para a Rússia.

Os confrontos da repescagem, que será realizada em novembro do ano que vem e mata-matas de ida e volta, definem-se por sorteio, e não é impossível haver um Itália x Holanda, por exemplo. Isso acontecendo, o risco de eliminação se torna realidade.

Os holandeses estão em alerta. Incensados nos últimos anos por terem ficado em segundo lugar na Copa de 2010 (na África do Sul) e em terceiro na de 2014 (no Brasil), fizeram campanha irregular no qualificatório e não se classificaram para a Eurocopa da França, neste ano.

A última vez que uma das seis potências europeias não esteve em um Mundial foi em 2002 (Coreia/Japão). Quem não obteve a vaga? A Holanda, terceira colocada em seu grupo nas eliminatórias.

Em relação aos demais favoritos (alemães e ingleses), espera-se que a Alemanha, atual campeã mundial, que visita neste domingo (4) a Noruega, se classifique com sobras. As maiores ameaças em sua chave (tchecos e noruegueses) não são propriamente ameaças para Neuer, Kroos, Özil, Müller e cia.

Com uma geração de jovens talentos (Alli, Sterling, Kane, Barkley, Stones), a Inglaterra deve superar o trio de "Es": Escócia, Eslováquia (rival deste domingo, no leste europeu) e Eslovênia.

Portugal, que merece ser nomeado a "sétima potência" após a inesperada conquista do título da Eurocopa-2016, começará a campanha sem o supercraque Cristiano Ronaldo, em recuperação de lesão.

Suíços e húngaros, que fizeram bom papel na Euro, podem fazer frente aos lusos.

CONFIRA OS GRUPOS DAS ELIMINATÓRIAS DA EUROPA

Grupo A: Bielorrúsia, Luxemburgo, Bulgária, Suécia, França e Holanda
Grupo B: Letônia, Andorra, Ilhas Faroe, Suíça, Hungria e Portugal
Grupo C: Azerbaijão, San Marino, Noruega, Irlanda do Norte, República Tcheca e Alemanha
Grupo D: Moldávia, Geórgia, Irlanda, Sérvia, Áustria e País de Gales
Grupo E: Armênia, Cazaquistão, Montenegro, Polônia, Dinamarca e Romênia
Grupo F: Lituânia, Malta, Eslovênia, Escócia, Eslováquia e Inglaterra
Grupo G: República da Macedônia, Liechtenstein, Israel, Albânia, Itália e Espanha
Grupo H: Chipre, Estônia, Grécia, Bósnia e Herzegovina e Bélgica
Grupo I: Finlândia, Turquia, Ucrânia, Islândia e Croácia


Endereço da página:

Links no texto: