Folha de S. Paulo


Suíça investiga Beckenbauer por suspeita de fraude em escolha da Copa

Patrik Stollarz/AFP
Franz Beckenbauer durante a final da Copa da Alemanha, em 2006
Franz Beckenbauer durante a final da Copa da Alemanha, em 2006

O ídolo do futebol alemão Franz Beckenbauer e outros três dirigentes do país estão sendo investigados pelas autoridades suíças por suspeita de fraude e lavagem de dinheiro em relação à candidatura da Alemanha para sediar a Copa do Mundo de 2006.

"O Escritório da Procuradoria-Geral da Suíça abriu procedimentos criminais em relação à Associação de Futebol Alemã (DFB). Os suspeitos eram membros do conselho-executivo do comitê organizador da candidatura para a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha", informou a procuradoria em comunicado.

Além de Beckenbauer, os outros investigados são Horst Rudolf Schimdt, Theo Zwanziger e Wolfgang Niersbach.

A procuradoria suíça informou que está trabalhando em parceria com procuradores na Alemanha e na Áustria, e que operações de buscas simultâneas por evidências foram realizadas em oito locais nesta quinta-feira (1º).

Em março, o Comitê de Ética da Fifa iniciou uma ação formal contra seis dirigentes, incluindo o ex-jogador Franz Beckenbauer, pela escolha da Alemanha como sede do Mundial de 2006.

Em fevereiro, a Federação Alemã de Futebol (DFB) anunciou que Beckenbauer seria indiciado por conta de negociações nebulosas ocorridas enquanto ele era membro do Comitê Organizador da Copa de 2006.

A Alemanha derrotou a África do Sul na eleição para ser a sede da Copa por 12 votos a 11. Charlie Dempsey, presidente da Confederação de Futebol da Oceania, não votou em nenhuma das opções, garantindo a vitória do país germânico.


Endereço da página:

Links no texto: