Folha de S. Paulo


Após convocação de Paulinho e Fagner, Tite nega 'parças' na seleção

O lateral direito Fagner e o meio-campista Paulinho foram duas das principais novidades na primeira convocação da seleção brasileira feita pelo técnico Tite, nesta segunda-feira (22), na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Os dois jogadores viveram os melhores momentos na carreira sob o comando do treinador gaúcho no Corinthians. O ala foi campeão brasileiro em 2015, enquanto o atual volante do Guangzhou Evergrande, da China, sagrou-se campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2012.

O técnico, no entanto, negou que deu preferência na convocação a jogadores do time alvinegro, último clube que trabalhou antes de assumir o posto na seleção brasileira.

"O Paulinho fala por si só. Se eu tivesse assim, falando de 'parças', eu traria o Elias. Não foi fácil deixar ele de fora, foi meu jogador até ontem. Mas falando de um ritmo e retomada de seu padrão normal. Tento, na medida do possível, ser justo e avaliar o momento", justificou Tite, em coletiva de imprensa, que também chamou o ex-corintiano Gil.

"O Fagner fez um grande campeonato e vem fazendo. O Paulinho a carreira dele fala por si só. Ele é campeão da Copa das Confederações, participou do Mundial [de Clubes de 2015], foi acompanhado in loco. Para ver o desempenho atual, e não só o histórico", completou.

Ueslei Marcelino/Reuters
Tite durante coletiva de imprensa na CBF, no Rio
Tite durante coletiva de imprensa na CBF, no Rio

Além deles, outras novidades na lista divulgada foram o volante Rafael Carioca, do Atlético-MG, e o atacante Taison, ex-Internacional, que atualmente está no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O meia-atacante Giuliano, que trocou o Grêmio pelo Zenit, da Rússia, em julho, também foi inesperada.

"Existe uma série de fatores que influenciam na convocação dos jogadores. Existem pequenos detalhes que, às vezes, deixam o jogador de fora. É assim em relação a Geromel, a Fernando, do City, a Elias, em uma retomada, a Luan, que fez um excelente temporada. É de um acompanhamento de trabalho. Em vídeo, nos jogos, nas conversas com seus técnicos. Tem toda essa conotação", apontou Tite.

A seleção brasileira enfrenta o Equador no dia 1º de setembro, quinta-feira, fora de casa. Cinco dias depois, jogará contra a Colômbia, em 6 de setembro, terça-feira, às 21h45, na Arena da Amazônia, em Manaus.

VEJA A LISTA DE CONVOCADOS

GOLEIROS
Alisson (Roma)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Weverton (Atlético-PR)

LATERAIS
Daniel Alves (Juventus)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luis (Atlético de Madri)
Marcelo (Real Madrid)

ZAGUEIROS
Gil (Shandong Luneng-CHI)
Marquinhos (Paris Saint-Germain)
Miranda (Inter de Milão)
Rodrigo Caio (São Paulo)

VOLANTES
Casemiro (Real Madrid)
Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHI)
Rafael Carioca (Atlético-MG)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHI)

MEIAS
Giuliano (Zenit)
Lucas Lima (Santos)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Willian (Chelsea)

ATACANTES
Gabriel (Santos)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Neymar (Barcelona)
Taison (Shakhtar Donetsk)


Endereço da página:

Links no texto: