Folha de S. Paulo


Corinthians volta a mandar jogo no Pacaembu depois de dois anos

Palco de algumas das maiores glórias –e também tristezas– da história do Corinthians, o Pacaembu, por muito tempo considerado a casa do time alvinegro, volta a ter o clube mandando um jogo em seus gramados após mais de dois anos, nesta segunda (8), às 21h, contra o Cruzeiro.

Nesse intervalo de tempo, o Corinthians jogou duas partidas no estádio, mas ambas tinham o Palmeiras como o mandante. A primeira foi um empate em 1 a 1 no segundo turno do Brasileiro de 2014; a segunda, uma derrota
por 1 a 0 no Paulista deste ano.

Diante de sua torcida, o último jogo no Pacaembu foi em 27 de abril de 2014, contra o Flamengo, pelo Brasileiro. Naquela partida, o Corinthians venceu por 2 a 0, com gols de Gil e do volante Guilherme.

Na ocasião, o time alvinegro era comandado justamente pelo técnico que estará no lado oposto nesta segunda: Mano Menezes.

Mano guarda boas lembranças do estádio. O Pacaembu foi uma das principais armas do time na primeira passagem do treinador pela equipe. Lá, ele conquistou o acesso para a Série A, em 2008, e foi campeão do Paulista e da Copa do Brasil, em 2009.

No estádio municipal, o time de Parque São Jorge já jogou 1689 partidas, desde 1940. Foram 966 vitórias, 396 empates e 327 derrotas, aproveitamento de 65%.

Como mandante, o número é ainda melhor. Foram 1421 jogos, com 864 vitórias, 330 empates e 227 derrotas, aproveitamento de 68,5%.

Para manter o aproveitamento positivo, o técnico Cristóvão Borges poderá contar com Marquinhos Gabriel. O meia era dúvida para a partida, mas está entre os relacionados.

O Corinthians pode conquistar o título simbólico do primeiro turno. Para isso, o time alvinegro, que tem 33 pontos, precisa vencer por três gols de diferença, para igualar os 36 do líder Palmeiras e superar o saldo de gols do rival (15 a 13).

Assista


Endereço da página:

Links no texto: