Folha de S. Paulo


Decisão sobre título do Campeonato Brasileiro de 1987 no STF é adiada

A decisão sobre o recurso do Flamengo contra sentença do STF (Supremo Tribunal Federal) que deu o título de campeão brasileiro de 1987 ao Sport foi adiada.

Na terça-feira (2), o julgamento foi suspenso após pedido de vista do ministro Luís Roberto Barroso, que é flamenguista. Barroso explicou que pretende estudar mais a matéria, pois os pareceres e memoriais apresentados pelas partes têm questões jurídicas intrincadas.

O Ministro Marco Aurélio Mello, também flamenguista, já havia decidido contra o clube em março deste ano, mas o Flamengo entrou com um agravo regimental, que levou a resolução do caso para a 1ª Turma do STF.

Uma decisão da Justiça Federal de Pernambuco de 1999 havia dado o título de campeão ao Sport. No entanto, em 2011, a CBF editou uma resolução determinando que os dois clubes deveriam ser considerados campeões do torneio.

Segundo o Ministro Marco Aurélio, a decisão não poderia ser modificada a partir de uma resolução da confederação, e por esse motivo rejeitou o recurso do Flamengo.

HISTÓRICO

Em 1987, o Nacional foi organizado pelo Clube dos 13 e substituiu o Brasileiro, ganhando o nome de Copa União. Com o campeonato em curso, a CBF determinou que os vencedores dos módulos verde (Flamengo e Internacional) e amarelo (Sport e Guarani) deveriam se enfrentar.

O Sport foi declarado campeão e o Guarani vice porque os integrantes do módulo verde se recusaram a jogar contra os integrantes do módulo amarelo.

A questão voltou a ser debatida devido à disputa pela Taça das Bolinhas, criada pela Caixa Econômica Federal para ser entregue ao clube que fosse campeão brasileiro cinco vezes ou três vezes consecutiva.

A polêmica surgiu no final de 2007. Com o quinto título do Brasileiro conquistado, o São Paulo passou a brigar pela posse da taça enquanto o Flamengo afirmava ser merecedor pelas conquistas de 1980, 1982, 1983, 1987 e 1992, embora o de 1987 não fosse reconhecido pela CBF.

Estefan Radovicz/Folha Imagem/Folhapress
A Taça das Bolinhas, hoje na Caixa Econômica Federal pode ir para São Paulo ou Flamengo
A Taça das Bolinhas, hoje na Caixa Econômica Federal pode ficar com São Paulo ou Flamengo

Endereço da página: