Folha de S. Paulo


Vencedor de gol mais bonito de 2015 deixa futebol e cria canal no YouTube

Wendell Lira, vencedor do prêmio de gol mais bonito do mundo em 2015, afirmou, nesta quinta-feira (28), que vai se aposentar do futebol profissional. Aos 27, ele deixa a carreira no esporte para criar um canal no Youtube e disputar campeonatos de vídeo game.

"De uns meses para cá, eu não via mais perspectiva de futuro dentro do esporte. Quando recebi a proposta para criar um canal no Youtube, fiquei animado", declarou em entrevista coletiva no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

O ex-jogador disse que viu na aposentadoria uma chance de ter mais estabilidade profissional e financeira. "Seria positivo para mim financeiramente e pessoalmente porque sempre fui apaixonado por vídeo game", afirmou.

Divulgação/Goianésia Esporte Clube
Wendell Lira, jogador do goianésia
Wendell Lira quando atuava pelo Goianésia

No futebol, ele tinha contrato com o Vila Nova, de Goiás, onde estava desde que venceu o prêmio de gol mais bonito. O ex-atacante participou de nove partidas na temporada de 2016 e não marcou em nenhuma.

Lira dizia ter dificuldades financeiras para se manter no esporte profissional. No Tombense, um dos clubes pelo qual passou, recebia R$ 10 mil, o salário mais alto de sua carreira. No Goianésia, onde marcou o gol premiado como mais bonito de 2015, metade desse valor.

Em janeiro de 2016, ele recebeu o prêmio Puskas, entregue pela Fifa ao esportista que fez o gol mais bonito da temporada de futebol profissional. O nome do troféu é uma homenagem ao lendário jogador húngaro Ferenc Puskás, morto em 2009 aos 79 anos.

Lira venceu após campanha de sites brasileiros para engajar seus seguidores a votar nele. À época, obteve 46,7% dos votos, contra 33,3% de Messi e 7,1% de Florenzi. Ele recebeu o prêmio na mesma cerimônia de premiação da Bola de Ouro, que elege o melhor jogador do mundo.

Em uma festa após a premiação de gol mais bonito, Lira enfrentou o saudita Abdulaziz Alshehri, campeão mundial da Fifa Interactive World Cup 2015, de vídeo game. No jogo, com o time do Real Madrid, o brasileiro fez 6 a 1 contra o adversário, que escolheu o Barcelona.

No Youtube, o ex-jogador pretende tratar de jogos virtuais no canal WLPSKS, onde também fará entrevistas com atletas do futebol e exibirá de partidas do game Fifa, da EA Sports. Lira declarou que também pretende seguir competindo em torneios profissionais do vídeo game.

Para a decisão, Lira disse que teve apoio da mulher, Ludmyla Miranda, e do empresário, André Castilho. "A minha família sempre me apoiou em tudo o que fiz. Devo muito a eles. Agora poderei passar mais tempo com a minha filha", disse.

CONFIRA OS GOLS DOS TRÊS FINALISTAS DO PRÊMIO PUSKÁS

Wendell Lira (pelo Goianésia, em 11 de março de 2015)
Lionel Messi (pelo Barcelona, em 30 de maio de 2015)
Alessandro Florenzi (pela Roma, em 16 de setembro de 2015)


Endereço da página:

Links no texto: