Folha de S. Paulo


Presidente do Sport vê preconceito em frase e pede retratação do SporTV

Rodrigo Castro/Divulgação
Da esq. para a dir, os apresentadores do programa
Da esq. para a dir, Xico Sá, Claudio Manoel, Paulo Miklos, Maitê Proença e Peninha

O presidente do Sport, João Humberto Martorelli, entrou em contato com a Globosat para pedir uma retratação pelas declarações feitas pelo apresentador Eduardo Bueno, conhecido por Peninha, no programa "Extraordinários", do canal SporTV, neste domingo (17).

"O Sport é patético. Eu não respeito. Eu nem sabia que tinha futebol ao norte da Bahia", disse, em tom descontraído, Bueno, que também é torcedor do Grêmio, durante a exibição dos melhores momentos da vitória por 4 a 2 dos pernambucanos contra o seu time, no domingo.

As frases levaram a uma série de comentários negativos contra o apresentador nas redes sociais. Até o Náutico, rival do Sport, publicou mensagem de repudio.

Nautico

Nesta terça (19), o Sport divulgou uma nota afirmando que o "discurso do apresentador não apenas denigre a imagem do Sport Club do Recife, mas também a de todo o Nordeste".

"É importante ainda frisar que xenofobia é crime segundo a lei nº 7.716, em seu artigo 1º, que diz que 'serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional'", completa o presidente.

OUTRO LADO

Peninha publicou um vídeo nesta terça (19) para tratar do tema, mas disse que não pediria desculpas.

Afirmou que o Sport sempre ganha do Grêmio na Ilha do Retiro e que o quarto gol dos pernambucanos saiu de um pênalti inexistente.

"Eu fui ao programa como gremista fanático, violento, agressivo que sou, irritado com o próprio Sport", disse. "Não apenas não tenho nada contra o Sport, mas eu gosto do Sport."

Bueno ainda afirmou que o Sport é o verdadeiro campeão brasileiro de 1987 e chamou o Náutico "daquelas barbies".

"Eu só aceito o ódio e críticas das barbies e da cobra coral [Santa Cruz], que vai voltar para a segunda divisão", concluiu.

A assessoria de imprensa do canal enviou uma nota à reportagem. "Definitivamente não é a opinião do SporTV. Temos o maior carinho e respeito pela torcida do Sport e pelo Estado de Pernambuco. Peninha integra um programa que tem pauta livre e irreverente, com liberdade de expressão, e sempre com comentários em defesa do Grêmio. O próprio já publicou um esclarecimento nas redes sociais."

"Não é o posicionamento do canal. Reforçamos que o SporTV tem o maior respeito por todos os times e torcidas do Brasil."


Endereço da página: