Folha de S. Paulo


No retorno de Ricardo Oliveira, Santos vence Ponte Preta e se consolida no G4

Ivan Storti/Santos FC
Santos Futebol Clube. Foto: Ivan Storti/ Santos FC
Victor Bueno comemora o primeiro gol do Santos na vitória sobre a Ponte Preta

O Santos venceu a Ponte Preta por 3 a 1 na Vila Belmiro e, com o resultado, consolidou-se no G4 do Campeonato Brasileiro.

Neste sábado (16), 11.979 pagantes compareceram ao estádio para assistir ao retorno do capitão Ricardo Oliveira, que voltava ao time depois de dois meses afastado por lesão.

Mesmo sem jogar desde a final do Campeonato Paulista, no dia 8 de março, o centroavante se destacou e participou de todos os gols da equipe santista na partida.

Com a vitória, o Santos abre dois pontos de vantagem sobre o Flamengo, quinto colocado, e entra de vez para o G4.

Foi a última partida do time alvinegro com os jogadores convocados para a seleção brasileira olímpica à disposição do técnico Dorival Júnior. O lateral Zeca, o volante Thiago Maia e o atacante Gabriel devem se apresentar ao time de Rogério Micale ainda essa semana, iniciando a preparação para a Rio-2016.

A Ponte Preta cai para a sétima posição, pois o Atlético-PR, que joga amanhã, já supera a equipe de Campinas no saldo de gols.

Antes de voltar ao Brasileiro, o Santos viaja para o Distrito Federal e enfrenta o Gama pela Copa do Brasil, na quarta-feira (20).

A próxima partida da Ponte Preta é contra o Inter, no próximo domingo (24), pelo Campeonato Brasileiro. O jogo será em Campinas.

Veja vídeo

O JOGO

O Santos dominou a partida desde o início, com muita posse de bola e passes curtos no campo de ataque.

Lucas Lima e Gabriel movimentaram-se intensamente, avançando pelas laterais do campo. A postura dos jovens foi motivo de problemas para a zaga da Ponte Preta durante todo o jogo.

O primeiro gol veio aos 21 minutos, depois de falta em Ricardo Oliveira - que estava voltando de posição irregular - na intermediária. Victor Bueno chutou de muito longe, acertou o travessão e a bola sobrou para o lateral-direito Victor Ferraz, que escorou de cabeça, livre e sem o goleiro pela frente.

A Ponte Preta, quando recuperava a bola, tentava sair no contra-ataque, mas pecou na precisão dos lançamentos e cruzamentos. O time de Campinas chegou poucas vezes com perigo. Em uma delas, Gustavo Henrique, zagueiro do Santos, teve de tirar a bola quase de dentro do gol, após defesa do goleiro Vanderlei.

No segundo tempo, após trocar o volante Matheus Jesus pelo meia Felipe Menezes, a Ponte Preta voltou melhor e forçou Vanderlei a fazer duas boas defesas.

Porém, justamente quando o time campineiro estava melhor na partida, o Santos chegou ao segundo gol. Victor Bueno, que batera a falta que deu origem ao primeiro gol, recebeu passe de Ricardo Oliveira e só precisou rolar para a rede.

O terceiro gol veio aos 26. Ricardo Oliveira, novamente, dividiu com a zaga depois de receber um cruzamento rasteiro. Na disputa, a bola sobrou para Gabriel, que finalizou com o pé direito.

A Ponte Preta descontou aos 39 minutos. Roger recebeu lançamento de Rhayner e tocou no canto esquerdo de Vanderlei. O time de Campinas ainda ensaiou uma pressão em busca do segundo gol, mas não teve sucesso.

A vitória convincente do Santos, no aguardado retorno de Ricardo Oliveira, oferece consolo ao torcedor que vai perder três titulares para a seleção olímpica nas próximas semanas.


Endereço da página:

Links no texto: