Folha de S. Paulo


Palmeiras sai na frente, mas empata com Santos e perde 100% em casa

Mesmo com um gol do zagueiro colombiano Mina logo aos 6min de jogo, o Palmeiras viu o Santos ser melhor na etapa final e arrancar o empate por 1 a 1 no clássico desta terça-feira (12), no Allianz Parque, pelo encerramento da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O gol santista, marcado por Gabriel aos 10min do segundo tempo, colocou o time da Vila Belmiro de volta ao G4 da competição, com 23 pontos, e, de quebra, tirou os 100% de aproveitamento do Palmeiras em jogos como mandante.

Até então, os comandados do técnico Cuca tinham oito vitórias em oito jogos em seus domínios na competição.

Veja vídeo

Mesmo assim, a equipe alviverde, que jogou desfalcada de alguns titulares, continuou na liderança isolada da classificação, com 29. Mas agora somente a um ponto de vantagem sobre o segundo colocado Corinthians. Antes, a diferença era de três.

O clássico também foi marcado pelo recorde de público no Allianz Parque. Foram 40.035 palmeirenses que acompanharam o jogo e superaram a antiga marca de 39.935 pessoas registradas no confronto diante do Corinthians, no mês passado.

As duas equipes voltam a campo no próximo fim de semana. No sábado (16), o Santos recebe a Ponte Preta na Vila Belmiro, às 18h30, enquanto o Palmeiras joga diante do Internacional no domingo (17), às 16h, em Porto Alegre.

O JOGO

Com Moisés na armação e Erik e Dudu pelos lados do campo, o Palmeiras começou melhor o clássico e criou boas jogadas no campo de ataque sempre que conseguiu impor velocidade.

O primeiro gol do zagueiro colombiano Mina com a camisa alviverde, no entanto, aconteceu por meio da jogada mais perigosa da equipe da casa: a bola parada. Aos 6min, após cobrança de escanteio, o camisa 26 palmeirense se antecipou à zaga santista e, de cabeça, fez 1 a 0.

Após a vantagem no placar, no entanto, o Palmeiras recuou e permitiu ao time da Vila Belmiro ter mais posse de bola e presença ofensiva até o intervalo.

A equipe mandante preocupou a sua torcida ainda mais depois de perder dois jogadores por contusão: Moisés e Mina precisaram sem substituídos ainda no primeiro tempo.

Porém, com Lucas Lima muito marcado por Matheus Sales, e Gabriel e Vitor Bueno mal individualmente, o Santos errou muitos passes e pouco ameaçou o goleiro Fernando Prass. Para piorar, ainda ofereceu contragolpes aos donos da casa, que também não souberam aproveitar as chances.

O Palmeiras continuou posicionado muito atrás no segundo tempo e, com isso, o Santos melhorou a sua produção ofensiva até chegar ao empate.

Aos 10min, Gabriel arriscou chute de fora da área e contou com um desvio no zagueiro Vitor Hugo no meio do caminho para vazar o goleiro Fernando Prass.

Cuca então promoveu a reestreia de Leandro Pereira no lugar de Lucas Barrios. Mas o problema do Palmeiras estava na criação das jogadas no meio de campo. Assim, o time alviverde continuou com dificuldades na criação. A exceção foi um chute de Dudu, aos 24min, que exigiu boa defesa do goleiro santista.

Melhor em campo, o Santos também foi pouco eficiente no ataque e não conseguiu superar a forte marcação palmeirense. Mesmo assim, teve a melhor oportunidade de gol antes do apito final, mas o volante Thiago Maia finalizou por cima do gol de Fernando Prass.


Endereço da página:

Links no texto: